23 de maio de 2019

Semana Cultural - Interculturalidade



Ao longo desta Semana, celebrámos também a diversidade cultural e a interculturalidade.

O Dia Mundial para a Diversidade Cultural, o Diálogo e o Desenvolvimento celebrou-se na passada terça-feira, dia 21 de maio.

Para sensibilizar as pessoas para a importância deste dia, a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, deixou a seguinte mensagem:

     «Um mundo diverso não é apenas um mundo mais pacífico, é também um mundo mais próspero e mais justo. Neste dia, temos a oportunidade de celebrar a diversidade cultural que valorizamos e nos esforçamos para promover na UNESCO, no âmbito da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

     A diversidade assume inúmeras formas, sendo a linguagem talvez uma das primeiras que experienciamos enquanto seres sociais. A linguagem é o que define o nosso eu interior assim como a nossa forma de comunicar no mundo exterior. A linguagem é não só o que nos liga às nossas raízes, à nossa cultura e à nossa história como também às nossas comunidades e às nossas famílias.

     2019 foi proclamado o Ano Internacional das Línguas Indígenas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, uma iniciativa que visa chamar a atenção para a importância da diversidade linguística. Em todo o mundo, são faladas mais de 7.000 línguas, a maioria das quais por povos indígenas. Cada língua é um tesouro de conhecimento e de memória, um ponto de vista único e um recurso perante os desafios globais. E como podemos esperar resolver os problemas das alterações climáticas e do acesso a uma educação para todos ou ajudar as comunidades a reerguerem-se de períodos de conflito sem a participação do mundo em toda a sua diversidade?

Através da pluralidade das suas vozes, a diversidade cultural é considerada como um dos primeiros recursos renováveis da humanidade, uma vez que constitui uma fonte constante de inovação e de criatividade. Como refere a Declaração de Joanesburgo de 2002: “A riqueza da nossa diversidade [...] é a nossa força coletiva”. No seio de um património imaterial rico, a diversidade é um recurso não só para o desenvolvimento, mas também para o diálogo, a reconciliação e a resiliência. Nestes tempos de instabilidade, é necessário defender o valor e o poder da diversidade cultural. Neste dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a UNESCO encoraja as pessoas em todo o mundo a juntarem-se a nós para celebrar a diversidade cultural e encontrar formas de a protegermos e promovermos nas nossas próprias comunidades. Desta forma todos estarão incluídos e ninguém será deixado para trás.»

Na nossa escola, a forma que encontrámos para celebrar esta diversidade cultural, foi através da realização de uma série de atividades que contribuem para a inclusão de todos.

Para dar a conhecer um pouco mais sobre os costumes dos países de origem de alguns dos nossos alunos e das suas famílias, pedimos aos pais para colaborarem connosco, emprestando alguns trajes e objetos dos seus países, para os expor no átrio da escola. A exposição estará patente até ao dia 31 de maio.




Com a teacher Sílvia Correia, os alunos tiveram a oportunidade de recriar uma divertida tradição inglesa conhecida como Pancake Race (corrida de panquecas).
Todos correram de frigideira em punho com as panquecas de brincar no ar. Viraram as panquecas e ninguém se importou com as que caíram no chão. O mais importante foi participar e conhecer uma tradição que se realiza em Inglaterra, todos os anos, no dia de Carnaval.


Apresentámos e explicámos alguns dos trajes tradicionais.




Fizemos um painel que fosse representativo da diversidade cultural e da interculturalidade.



«Deixámos no ar» as palavras olá, obrigado e adeus, escritas nas línguas dos alunos.



Convidámos os familiares para lerem, contarem, falarem... nas suas línguas de origem.


Pintámos bandeiras dos vários países.


 Os alunos localizaram os países no mapa, jogaram ao stop, cantaram e ouviram cantar os diferentes hinos...

Ouviram «Olá», «Adeus» e «Obrigado» em...

ucraniano...


em russo...


em nepalês...


Que bom que, tendo direitos iguais, somos todos diferentes!

Defendamos, então, o valor da diversidade cultural!







5 comentários:

  1. Gostei muito da exposição, principalmente da roupa do Japão, por isso fizemos uma breve pesquisa:

    Antigamente, kimono ou quimono era a palavra japonesa que indicava aquilo que se veste. Agora, esta palavra, é usada para designar a roupa tradicional do Japão.

    Diogo e Ricardo T3

    ResponderEliminar
  2. Queria aprender mais palavras nestas línguas;);)
    Miriam Oliveira turma 5 terceiro ano

    ResponderEliminar
  3. Gosto de ter colegas de nacionalidades diferentes para eles ensinarem-nos palavras da lingua deles.
    Lucas Oliveira Amar T-5 :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei da historia que a mãe do Arthur nos contou.
    Camila Rosa T-5

    ResponderEliminar
  5. A Yuniska veio vestida de uma forma muito diferente das outras
    Mafalda t-5

    ResponderEliminar