Ao longo desta Semana, celebrámos também a diversidade cultural e a interculturalidade.
O Dia Mundial para a Diversidade Cultural, o Diálogo e o Desenvolvimento celebrou-se na passada terça-feira, dia 21 de maio.
Para sensibilizar as pessoas para a importância deste dia, a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, deixou a seguinte mensagem:
«Um mundo diverso não é apenas um mundo mais pacífico, é também um mundo mais próspero e mais justo. Neste dia, temos a oportunidade de celebrar a diversidade cultural que valorizamos e nos esforçamos para promover na UNESCO, no âmbito da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
2019 foi proclamado o Ano Internacional das Línguas Indígenas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, uma iniciativa que visa chamar a atenção para a importância da diversidade linguística. Em todo o mundo, são faladas mais de 7.000 línguas, a maioria das quais por povos indígenas. Cada língua é um tesouro de conhecimento e de memória, um ponto de vista único e um recurso perante os desafios globais. E como podemos esperar resolver os problemas das alterações climáticas e do acesso a uma educação para todos ou ajudar as comunidades a reerguerem-se de períodos de conflito sem a participação do mundo em toda a sua diversidade?
Através da pluralidade das suas vozes, a diversidade cultural é considerada como um dos primeiros recursos renováveis da humanidade, uma vez que constitui uma fonte constante de inovação e de criatividade. Como refere a Declaração de Joanesburgo de 2002: “A riqueza da nossa diversidade [...] é a nossa força coletiva”. No seio de um património imaterial rico, a diversidade é um recurso não só para o desenvolvimento, mas também para o diálogo, a reconciliação e a resiliência. Nestes tempos de instabilidade, é necessário defender o valor e o poder da diversidade cultural. Neste dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a UNESCO encoraja as pessoas em todo o mundo a juntarem-se a nós para celebrar a diversidade cultural e encontrar formas de a protegermos e promovermos nas nossas próprias comunidades. Desta forma todos estarão incluídos e ninguém será deixado para trás.»
Na nossa escola, a forma que encontrámos para celebrar esta diversidade cultural, foi através da realização de uma série de atividades que contribuem para a inclusão de todos.
Para dar a conhecer um pouco mais sobre os costumes dos países de origem de alguns dos nossos alunos e das suas famílias, pedimos aos pais para colaborarem connosco, emprestando alguns trajes e objetos dos seus países, para os expor no átrio da escola. A exposição estará patente até ao dia 31 de maio.
Todos correram de frigideira em punho com as panquecas de brincar no ar. Viraram as panquecas e ninguém se importou com as que caíram no chão. O mais importante foi participar e conhecer uma tradição que se realiza em Inglaterra, todos os anos, no dia de Carnaval.
Apresentámos e explicámos alguns dos trajes tradicionais.
Fizemos um painel que fosse representativo da diversidade cultural e da interculturalidade.
«Deixámos no ar» as palavras olá, obrigado e adeus, escritas nas línguas dos alunos.
Convidámos os familiares para lerem, contarem, falarem... nas suas línguas de origem.
Os alunos localizaram os países no mapa, jogaram ao stop, cantaram e ouviram cantar os diferentes hinos...
Ouviram «Olá», «Adeus» e «Obrigado» em...
ucraniano...
em russo...
em nepalês...
Que bom que, tendo direitos iguais, somos todos diferentes!
Defendamos, então, o valor da diversidade cultural!
Defendamos, então, o valor da diversidade cultural!
Gostei muito da exposição, principalmente da roupa do Japão, por isso fizemos uma breve pesquisa:
ResponderEliminarAntigamente, kimono ou quimono era a palavra japonesa que indicava aquilo que se veste. Agora, esta palavra, é usada para designar a roupa tradicional do Japão.
Diogo e Ricardo T3
Queria aprender mais palavras nestas línguas;);)
ResponderEliminarMiriam Oliveira turma 5 terceiro ano
Gosto de ter colegas de nacionalidades diferentes para eles ensinarem-nos palavras da lingua deles.
ResponderEliminarLucas Oliveira Amar T-5 :)
Gostei da historia que a mãe do Arthur nos contou.
ResponderEliminarCamila Rosa T-5
A Yuniska veio vestida de uma forma muito diferente das outras
ResponderEliminarMafalda t-5