25 de junho de 2026

Oficina de Escrita e Leitura

 

Na Oficina de Escrita e Leitura, os alunos realizaram várias produções escritas ao longo do ano, com o intuito de reforçar a aquisição das suas competências nos diferentes domínios: oralidade, leitura e escrita.

A partir da audição de diversas histórias e a exploração dos respetivos livros, dinamizaram-se atividades, tendo como propósito, suscitar o interesse, a motivação, a capacidade de iniciativa, o sentido de responsabilidade, a partilha, a ampliação de vocabulário, a criatividade e sobretudo, o prazer de ler e escrever nos alunos.

As dinâmicas propiciaram o desenvolvimento da autonomia, o diálogo, a partilha, o consenso e as tomadas de decisão na concretização das diferentes atividades.

Após uma autoavaliação realizada entre as diferentes turmas, os alunos manifestaram muita satisfação pelo trabalho realizado na Oficina de Escrita, que se reflete na maior autonomia, empenho na produção escrita e capacidade leitora.




Enquanto refletiam sobre o trabalho desenvolvido, foram relembrando atividades realizadas:

 

Poemas a pares sobre a Água e o seu Ciclo com o objetivo dos alunos participarem no Concurso dinamizado pelas Bibliotecas Escolares, inspirados em diversos livros sugeridos.





Textos Descritivos, “O meu Super Herói”, a partir da história, “A casa que o Amor Construiu”.

Os alunos elaboraram textos individuais, personalizando o seu Super Herói, através do nome, que lhe atribuíram, as características físicas e de personalidade, que o ajudasse a cuidar do Mar com os seus Super Poderes.

As ideias não se fizeram esperar e, saíram textos excecionais realizados pelos nossos alunos! A seguir, o projeto foi alargado às famílias. Após a ilustração de cada Super Herói, os pais e os meninos construíram-no em família, a partir de materiais reutilizáveis. No final, houve uma exposição com os diferentes trabalhos e a seleção do mais original!



Trabalho a pares, de leitura, pesquisa e seleção de informação para a realização de projetos sobre animais em vias de extinção: implicou leituras variadas, análise e seleção da informação, elaboração de cartazes, preparação e apresentações à turma e à escola na semana da leitura. Exposição na Escola!







Caligramas, inspirados no livro, “A Menina dos Livros”, a partir da sugestão de trabalho, “Uma grande Aventura”, pelo mundo literário realizada entre a Menina dos Livros e cada um dos alunos, através de um trabalho realizado a pares. Após a primeira etapa e respetiva correção, procederam à realização dos caligramas.

 Foi um projeto aliciante, que gerou muito empenho e esforço, por parte dos alunos e os resultados foram incríveis! Parabéns aos alunos!





Troca de Correspondência entre as diferentes turmas do 4.ºano. Foi muito divertido e emocionante! Receber cartas com presentes e informações variadas sobre os colegas de outras escolas.

 

Carta do rapaz à Menina do Mar, inspirado no livro, “A Menina do Mar”. No final, as cartas foram colocadas nas garrafas para deitá-las ao mar!!



Palavra puxa Palavra, inspirado no livro, intitulado, “O Rapaz que tinha zero a Matemática” e saíram poemas a rimar, que a todos vieram deliciar!

 

Poemas e Texto dramático, inspirado no livro, “Senhor dor do Seu Umbigo” o objetivo foi sensibilizar a Comunidade, sobretudo, os alunos para as pessoas sem abrigo, que estão vulneráveis e precisam de apoio, sendo também a nossa responsabilidade ajudar!  Afinal, é muito fácil ficar numa situação . Basta perdermos a nossa fonte de riqueza, ou seja, a estabilidade do emprego! Um projeto e dos trabalhos realizados.

Este foi um projeto sugerido pela Equipa Social da Câmara Municipal, apresentado pelas professoras da Oficina de Escrita às turmas e desenvolvido com a colaboração das professoras titulares de turma. O resultado foi digno de registo e as produções realizadas, expostas à Comunidade, através de uma exposição realizada na Câmara Municipal, envolvendo a participação das três escolas do Agrupamento e dos diferentes anos de escolaridade!


Houve ainda, a produção coletiva de um guião de um texto dramático, para ser apresentado na festa de Natal por uma turma do 4.ºano, tendo sido os alunos que tiveram a iniciativa de sugerir. Houve um envolvimento do grupo, de muita entrega, partilha e colaboração e o resultado foi muito bem conseguido.

Numa das turmas, elaborou-se ainda, uma canção para participação num concurso, que, posteriormente nos dias da exposição, esteve em exibição.

- Poema para a Mãe, tendo como fonte de inspiração, a audição da história, “Amo-te aos Milhões”.

   Amo-te aos Milhões - 1


Estas e muitas outras atividades foram realizadas, sempre com um objetivo final, apresentando aos alunos, o projeto a desenvolver, assim como a sua planificação. A execução contou sempre com uma orientação clara das professoras para aquilo que se pretendia, para que os alunos realizassem diferentes planificações, que facilitassem o seu desempenho.


E… num ápice, o ano terminou, muito marcado por muitas tarefas, significativas e diversificadas. Agora, avizinham-se as tão esperadas férias, que todos ambicionam e anseiam por chegar! Para o ano, haverá mais!

Muito Obrigada!


Professora Maria Helena Marreiros


16 de junho de 2026

Hora do brincar

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Brincar, a nossa escola aderiu à iniciativa “Hora do Brincar”, que decorreu entre as 10h00 e as 12h00, do dia 11 de junho.

Esta iniciativa teve como principal objetivo valorizar o brincar como um elemento essencial para o desenvolvimento das crianças, proporcionando momentos de brincadeira livre em espaços exteriores da escola.

Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de explorar um espaço exterior natural, onde puderam dar asas à imaginação, utilizando diversos materiais e recursos disponíveis, como a cozinha de lama, paletes, roupas, lençóis, árvores e outros elementos do meio envolvente. A partir destes materiais, construíram cabanas e esconderijos, criaram casas, lojas e restaurantes, prepararam “refeições” na cozinha de lama e transformaram tecidos em tendas, capas e cenários para histórias imaginadas por elas próprias.

Ao longo da manhã, as crianças participaram em inúmeras brincadeiras e desafios, subindo, transportando e organizando materiais, inventando jogos e colaborando com os colegas na criação de diferentes cenários de faz-de-conta.

Este ambiente permitiu que explorassem, imaginassem, construíssem e representassem diversos papéis, decidindo de forma autónoma como utilizar os materiais e organizar as suas brincadeiras. Foram assim promovidas competências fundamentais como a criatividade, a autonomia, a cooperação entre pares, a resolução de problemas e o prazer de brincar em contacto com a natureza.

A atividade revelou-se uma experiência muito enriquecedora, reforçando a importância do brincar livre no desenvolvimento integral das crianças e proporcionando momentos de alegria, descoberta e aprendizagem.

No vídeo seguinte, encontram um resumo das atividades realizadas.





Dia Mundial dos Oceanos - turma 4

 

No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos, os alunos da Escola do Bairro Operário participaram numa atividade que aliou criatividade, sensibilização ambiental e aprendizagem.

Cada turma foi convidada a decorar um dos bancos exteriores da escola, utilizando stencils produzidos pelo LAC. Inspirados na riqueza da vida marinha, os alunos deram cor e vida aos bancos através da representação de diferentes espécies oceânicas.

A nossa turma escolheu o cavalo-marinho como símbolo do seu trabalho, criando uma peça original e cheia de significado.

A iniciativa culminou com uma interessante palestra sobre cavalos-marinhos, dinamizada pelo biólogo Jorge Palma, da Universidade do Algarve. Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor estes fascinantes animais, descobrindo curiosidades sobre a sua biologia, habitat e conservação.

Esta atividade proporcionou um momento de aprendizagem enriquecedor, reforçando a importância dos oceanos para o equilíbrio do planeta e sensibilizando toda a comunidade educativa para a necessidade da sua proteção e preservação.












11 de junho de 2026

Festa do Atletismo do 1.º Ciclo – Kids Athletics Day

 No dia 9 de junho realizou-se a Festa do Atletismo do 1.º Ciclo – Kids Athletics Day, na Escola Secundária Júlio Dantas, envolvendo os alunos de várias escolas.

A atividade proporcionou uma manhã repleta de diversão, aprendizagem e prática desportiva, através de várias disciplinas do atletismo adaptadas às diferentes faixas etárias.

Os alunos participaram com grande entusiasmo nas diversas estações, que incluíram saltos, lançamentos, corridas e circuitos de destreza. Ao longo de toda a manhã, demonstraram alegria, empenho e espírito de equipa, desfrutando plenamente das experiências proporcionadas. O feedback recolhido junto dos participantes foi extremamente positivo, sendo evidente que os alunos gostaram muito da atividade e das diferentes modalidades experimentadas.

A organização do evento esteve impecável em todos os aspetos. Desde o planeamento das estações, à gestão dos grupos, aos horários, à segurança e ao acompanhamento dos alunos, tudo decorreu de forma exemplar. A excelente coordenação entre os professores, auxiliares e restantes colaboradores permitiu que as atividades se realizassem com fluidez, sem tempos de espera e num ambiente seguro, dinâmico e motivador.

Esta iniciativa revelou-se um enorme sucesso, cumprindo plenamente o seu objetivo de promover a atividade física, o convívio e o contacto com o atletismo de uma forma lúdica e inclusiva. Todos os envolvidos estão de parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo contributo para proporcionar uma experiência tão enriquecedora e memorável aos alunos.

Aproveito para dar os parabéns, mais que merecidos, ao professor Ricardo Fonseca Santos, o mentor desta e de muitas outras atividades de articulação vertical.

Professor Rui Pimenta de Castro