16 de maio de 2019

As Maias

«As Maias» é uma tradição portuguesa que se mantém em várias zonas do país e que está ligada à celebração da natureza.

A maia era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia danças durante toda a noite do primeiro dia de maio. Celebrava-se o final do inverno, a chegada da primavera, a fertilidade ou os alimentos que a natureza tinha dado, desejando que continuasse a dar no ano seguinte.

No Algarve, as maias e os maios são bonecos de trapo, construídos artesanalmente e acompanhados de cestos ou ramos de flores, que são colocados junto às entradas ou portas das casas.
Estes trabalhos artísticos são muitas vezes acompanhados de humor, quer pelas vestes, quer pelos versos que os acompanham.

Segundo a lenda, os lacobrigenses costumavam adornar um homem com as melhores jóias da terra e, montado num cavalo, o homem percorria as ruas de Lagos na manhã do Dia de Maio.
Um certo ano, o cavaleiro foi-se afastando e dizendo que as jóias quanto mais afastadas mais luziam. O homem foi-se afastando até desaparecer, sem nunca mais voltar. Desde então, a população de Lagos terá ficado a aguardar o regresso do Maio.

A nossa escola também construiu uma maia que ficou no Mercado de Santo Amaro, até ao dia 12. Agora está na entrada da nossa escola.






1 comentário: