30 de maio de 2019

EcoDay

Esta semana tivemos mais um dia dedicado à ciência, o EcoDay! O EcoDay foi promovido pelo Centro de Ciência Viva de Lagos.
Ao longo deste dia, todos os alunos tiveram a oportunidade de realizar várias atividades que visavam debater a problemática da poluição e sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de preservar o nosso planeta.
A biodiversidade e a perturbação dos ecossistemas, bem como a utilização de recursos naturais, foram as temáticas abordadas.
Foi um dia de grandes e importantes aprendizagens!
Parabéns ao Centro de Ciência Viva, pelo excelente trabalho que continua a desenvolver junto das crianças.



BIODIVERSIDADE DOS ECOSSISTEMAS




Para explorar a biodiversidade dos insetos e reconhecer a sua importância para os ecossistemas, os alunos observaram-nos bem de perto, utilizando lupas, microscópios, lupas binóculares e ainda folhearam um livro.













Existe uma grande quantidade e variedade de insetos. Para identificarem e conhecerem melhor alguns deles, os alunos também realizaram um jogo de associação.





Aprenderam algumas curiosidades sobre os insetos, como por exemplo:

  • As moscas ajudam a polícia a descobrir crimes; 
  • As abelhas são extremamente importantes para garantir a polinização;
  • O sufixo ptero significa asa. Exemplos: coleóptero e lepidóptero, que pertencem à ordem dos insetos, tal como em helicóptero
  • Se um animal for levado para outro ecossistema que não o seu, pode alterar o equilíbrio desse ecossistema. 

Além dos insetos, os alunos puderam conhecer melhor as conchas de alguns animais, realizando um jogo.




Curiosidades sobre as conchas:
  • As conchas são feitas de calcário.
  • Servem de proteção aos animais que vivem dentro delas.
  • Alguns nomes estão relacionados com a forma que elas têm, como por exemplo a orelha do mar, que parece mesmo uma orelha.

Ainda explorando a biodiversidade dos ecossistemas, os alunos associaram diversos animais aos respetivos ovos.







Curiosidade sobre os ovos:
  • Os ovos do tubarão Port-Jackson parecem um parafuso. O tubarão enrosca, com a boca, os ovos na areia, rodando-os como se fossem um parafuso.

PERTURBAÇÕES AOS ECOSSISTEMAS


Os humanos produzem imenso lixo e este é extremamente prejudicial para o nosso planeta. É, portanto, urgente que todas as pessoas respeitem o meio ambiente, que tenham consciência das consequências das suas atitudes e que alterem alguns comportamentos, se necessário.

Simulando a praia, os alunos identificaram e recolheram o lixo que encontraram na areia.





Curiosidade:

  • Na praia, o lixo que existe em maior quantidade são pontas de cigarros. 
  • Logo a seguir vêm os pauzinhos das cotonetes que muitas pessoas deitam para a sanita. No entanto, as Estações de Tratamento de Águas (ETA) não as conseguem eliminar, por isso acabam por ir para o mar.

 Atenção! Nem tudo o que se encontra na areia é lixo! As penas, as pedras e as conchas não são lixo. São elementos naturais. 

Além do lixo, a poluição atmosférica também é altamente prejudicial para o planeta! Os gases libertados pelos automóveis, pelas fábricas... ajudam a formar o efeito de estufa, reagem com a água da chuva e formam a chuva ácida.

O efeito de estufa ocorre porque uma parte dos raios solares é refletida pela superfície terrestre e absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Por isso, o calor não é libertado para o espaço, fica retido  e pode provocar o aquecimento global.




Quando o dióxido de carbono (CO2), que é um desses gases, se mistura com a água (H2O), formam-se as chuvas ácidas. 

Porquê?
A água tem o pH neutro, mas quando se mistura com o dióxido de carbono, o pH altera-se.


Para o comprovar, os alunos realizaram uma experiência.

Utilizaram: água, corante azul e uma palhinha feita de bambu, que é ecológica, ao contrário do plástico.

Deitaram o corante azul na água e esta ficou azul.

Depois sopraram para a palhinha. 
Ao soprar, libertaram dióxido de carbono. Portanto, misturaram dióxido de carbono com a água.

A água, que inicialmente estava azul, passou a ter a cor esverdeada ou amarela. Isto quer dizer que o pH da água passou a ser ácida.


Se a água dos oceanos, dos rios e lagoas for ácida, há consequências graves. Uma das consequências da acidificação dos oceanos é a destruição das conchas dos animais. Os animais acabam por morrer pois as conchas são a sua proteção.

Os alunos experimentaram: colocaram ácido clorídrico numa concha...


...e viram a reação química que, com o tempo, vai enfraquecendo a concha. 
Os animais que habitam nos oceanos sofrem imenso com a poluição que as pessoas fazem.

Além das chuvas ácidas, existem os microplásticos que não se vêem a olho nu, mas que existem em muitos produtos que consumimos, inclusivamente na nossa alimentação. Existem em alguns batons, cremes exfoliantes, purpurinas, vernizes com brilhantes, pastas de dentes branqueadoras e em muitos outros produtos.



Observar no microscópio os micropásticos existentes nestes produtos foi impressionante!









Os microplásticos também não ficam retidos nas Estações de Tratamento de Águas e vão para os oceanos.

Por exemplo, quando se utiliza um creme exfoliante no banho, e este contém microplásticos, os microplásticos vão todos para o mar.

Os animais que vivem no mar vão ingeri-los, portanto as pessoas que consomem esses animais, vão ingeri-los também.

Existe uma aplicação que nos mostra rapidamente se um produto tem microplásticos.





UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS

Nesta temática identificaram-se alguns recursos que existem na natureza e que são bastante úteis. Por exemplo, a água pode ser filtrada utilizando areia, carvão e algodão, que são substâncias naturais.





Outro recurso natural é o Sol. O Sol produz calor e nós podemos aproveitá-lo para cozinhar, em vez de utilizarmos a eletricidade ou o gás. Basta utilizar um forno solar. É tão fácil de fazer!


Colocou-se um forno solar no recreio da escola e lá dentro uma taça de vidro com tampa. Dentro da taça, colocaram-se três copos de vidro com água: um transparente, um branco e outro preto.


Depois de algum tempo ao sol, mediu-se a temperatura ambiente e da água dos três copos. O copo preto era o que tinha a água mais quente, porque o branco reflete a luz e o preto absorve-a. É por isso que, no verão, devemos vestir roupa clara.



Quanto mais tempo estiver ao sol, maior será a temperatura.

No EcoDay, todos aprenderam algo novo sobre a preservação do ambiente.

Ficam aqui alguns conselhos:

  • Verificar se os produtos que se compram têm microplásticos e optar por não os comprar.
  • Levar um saco para a praia para colocar o lixo que se faz.
  • Nunca deitar lixo para o chão.
  • Evitar o plástico. 
  • Deitar as cotonetes para o lixo e não para a sanita.
  • Usar energias renováveis, como a energia eólica.
  • Utilizar transportes públicos em vez dos transportes particulares.
  • Respeitar todos os seres vivos, pois cada um tem o seu papel no ecossistema.
  • Usar recursos naturais, em vez de outros pouco ecológicos.
Se quiseres partilhar outros conselhos, escreve-os no espaço para os comentários.


Com o que já sabes, que atitudes vais mudar no teu dia-a-dia?

20 comentários:

  1. Vou começar a utilizar a parte de trás folhas de papel
    Arthur costa t-5

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  2. Vou continuar a reciclar todas as semanas.
    Lucas Oliveira Amar T-5

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  3. Adorei! Foi muito divertido, a minha parte preferida foi quando vimos os insectos no microscópio. A borboleta parecia que era pixel.

    Siddartha Vidas turma 5

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  4. O pessoal do centro de ciência viva foi um máximo.
    Miriam Oliveira 3 ano turma 5.

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  5. Quando eu tiver lixo vou por nos contentores certos.
    camila t-5

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  6. Adorei o forno solar não adorei todo.
    Iago t5

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  7. Adorei quando o Lourenço foi o exemplo para a orelha do mar.
    Mariana Pessanha turma 5

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  8. Cada vez que for a um restaurante vou pedir uma bebida sem palhinha.
    Simão Rosa T-5

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  9. A experiencia foi muito divertida.

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  10. Adorei explorar os corpos dos enssetos.
    Lourenço Sanhà turma 5

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  11. Aprendemos muitas coisas novas.maria t5

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  12. Foi o Dinis da turma 5 que fez este comentário em cima :-)

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  13. Afinal a maquilhagem tem mais plástico que os oceanos.
    André 3 ano e turma 5.

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  14. Eu fiquei muito supriendida com o plastico na maquilhagem

    Emilia t-5

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  15. A prendi muito e diverti—me à grande :-)
    Mafalda t—5

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  16. não estive lá mas acho que foi divertido.bia

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  17. O Carlos chamou a Emília para um exemplo, ela soprou dióxido de carbono com uma palhinha para a água.
    Nina Maxsimchuk turma 5

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  18. Aprendi muitas coisas novas.
    Raj t—5

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  19. Eu disse uma coisa para fazer em casa e é desligar a luz quando não é necessário.

    Siddartha Vidas turma 5

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  20. Adorei as atividades e as exprências.
    Pedro Costa - turma -5

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