2 de outubro de 2019

Nova Escola de Sagres III – Fortaleza de Sagres

Nova Escola de Sagres III

 Fortaleza de Sagres

Na sexta-feira, dia 27, as atividades letivas tiveram lugar num cenário diferente.

As turmas 7 e 8 foram até à Fortaleza de Sagres participar na iniciativa: "Nova Escola de Sagres III" do Centro de Ciência Viva de Lagos, comemorando os 500 anos  d'A Viagem de Fernão de Magalhães.


Após chegarmos à fortaleza, fomos recebidos pelo diretor do Centro, que nos transmitiu uma mensagem de boas vindas e nos explicou os objetivos do que íamos fazer.


Depois, a Sara Mira, contou-nos, de uma forma espetacular, a história desta fantástica aventura que foi a primeira viagem de circum-navegação.


Revelou-nos alguns objetos e curiosidades da mesma e, no fim, pudemos observar, experimentar, pesar, moer e mexer em especiarias, principalmente o cravinho.




De seguida, fomos a um ateliê em que vivenciamos esta viagem de uma forma lúdica e tridimensional.





Depois visitámos a exposição de sementes e conchas, onde pudemos observar alguns espécimes e vê-las na lupa binocular.




"Arregaçamos" as mangas e lançamo-nos na construção da caravela modular de 10 metros, usando técnicas da época.




Ainda espreitamos, desde a muralha da fortaleza, o cabo de S. Vicente.

Terminámos descarregando energias, partilhando o almoço e as emoções da manhã.


Parabéns ao CCVL por esta ótima jornada de contextualização de conteúdos históricos, num local tão historicamente significativo e mítico.




34 comentários:

  1. gostei mais foi de ver o mar e o que não gostei que estava frio.

    Nina T-5

    ResponderEliminar
  2. Eu não fui mas pelas fotos deve ter sido muito divertido

    ResponderEliminar
  3. O que mais gostei foi construír a caravela.
    O que menos gostei foi o vento.
    Lourenço Sanha t—7

    ResponderEliminar
  4. Quando chegamos a furtalesa estava muito vento

    Emilia t—7

    ResponderEliminar

  5. O que eu mais gostei foi de construir o barco e o que menos gostei foi ver o espetaculo<

    Dinis
    t 7

    ResponderEliminar
  6. A vista do mar era lindo
    Carolina t—7

    ResponderEliminar
  7. O que mais gostei foi de ver os diferentes tipos de sementes.
    O que eu menos gostei foi de esperar para ir a casa de banho.

    Ieva t-7

    ResponderEliminar
  8. eu adorei ver a areia no lupa binocular e odiei ir me embora
    Neima T 7

    ResponderEliminar
  9. Eu gostei de ver os quadros das galáxias, e não gostei de olhar para o mar para baixo porque tenho um pouco medo de alturas.
    Siddartha t-7

    ResponderEliminar
  10. O que eu mais gostei foi o resumo da volta a o mundo e o que menos gostei foi montar e desmontar as partes da caravela

    Arthur Costa T7

    ResponderEliminar
  11. Eu adorei a historia e odiei o vento
    Iago t-7

    ResponderEliminar
  12. Acho que foi uma boa ideia termos ido a sagres foi muito divertido
    Camila Rosa t—7

    ResponderEliminar
  13. O que eu mais gostei foi ver as conchas na lupa binocular.
    O que eu menos gostei foi o vento porque levou a minha sandes.
    Simão Rosa T—7

    ResponderEliminar
  14. Não fui porque estava doente mas parece ter sido divertido.
    Jéssica t-7

    ResponderEliminar
  15. Gostei mais de ver a viagem tridimensional e odiei vir de autocarro

    Lucas T-7

    ResponderEliminar
  16. O que gostei de ouvir historia e o que menos gostei foi montar a caravela
    André t 7

    ResponderEliminar
  17. O que eu mais gostei foi o resumo da volta a o mundo e o que menos gostei foi montar e desmontar as partes da caravela

    Arthur Costa T7

    ResponderEliminar
  18. O que eu mais gostei foi de ouvir a historia de Fernão Magalhaes

    Emilia t—7

    ResponderEliminar
  19. O que mais gostei foi ver as conchas na lupa binocular
    E o que eu menos gostei foi construír a caravela
    Beatriz t—7

    ResponderEliminar
  20. A historia que a Sara Mira nos contou era muito importante e fixe
    Carolina t—7

    ResponderEliminar
  21. Eu gostei mais de fazer a viagem em 3D e odiei mais o vento
    yuniska t-7

    ResponderEliminar
  22. Eu gostei de ouvir a historia de Fernão de Magalhães, eu não gostei de montar a caravela.
    Maria carolina t-7

    ResponderEliminar
  23. O que mais gostei foi a viagem 3D e o que menos gostei foi ver as pedrinhas na lupa binocular.
    PEDRO COSTA turma -7

    ResponderEliminar
  24. Eu gostei de ouvir a historia de Fernão Magalhães, e não gostei de montar a caravela.
    Gabriel t-7

    ResponderEliminar
  25. O que mais gostei foi ver a peça do Fernão Magalhães
    E o que menos gostei foi a fila para a casa d de banho
    Miriam Oliveira turma 7

    ResponderEliminar
  26. Grande dia, parabens. Belo passeio que fizeram.

    ResponderEliminar
  27. Era muito divertido e era uma boa visita a Fortaleza de Sagres.

    Nina T-7

    ResponderEliminar
  28. Foi muito fixe a visita a Sagres.
    Nunca tinha ído.
    Emilia t-7

    ResponderEliminar
  29. A atividade foi muito gira é pena que estava um frio desgraçado
    Mafalda t—7

    ResponderEliminar
  30. Foi muito divertido quem me dera ficar lá muito mais tempo
    -por favor

    Camila Rosa t-7

    ResponderEliminar
  31. Gostei muito da atividade em Sagres e gostei
    muito de almoçar e partilhar a comida com os meus amigos

    Ieva t—7

    ResponderEliminar
  32. A atividade foi espetacular e a que eu mais gostei e a que achei mais engraçada foi aquela que vimos a viagem de Fernão de Magalhães em 3d.
    Mariana Pessanha t—7

    ResponderEliminar
  33. Na Fortaleza de Sagres fizemos muitas atividades.

    Nina,Camila,Artur e Iago

    ResponderEliminar
  34. Gostamos muito da atividade...
    De:Mafalda Pessanha,Mariana Pessanha,André Pinosanu e Ieva Tikhanovska.

    ResponderEliminar