30 de junho de 2024

Projeto de Filosofia para Crianças

 

O projeto de Filosofia para Crianças (FPC), do AEJD, destinado aos alunos do 1ºciclo, está presentemente, a ser dinamizado na Escola Básica nº1 de Lagos/Bairro Operário, em duas turmas: uma do 1º ano e outra do 4º ano, sendo que, nesta última, o projeto teve início no 1º ano de escolaridade.

As sessões são realizadas com um grupo de 15 crianças, no máximo, e dinamizadas com recurso ao diálogo socrático, ao debate e ao trabalho cooperativo em comunidade de investigação. Estes processos são construídos pela facilitadora e pelas crianças, a partir da leitura de contos, do visionamento de filmes ou da proposta de exercícios-problema para resolver.

O objetivo é proporcionar experiências de diálogo e debate que permitam às crianças aprender a pensar, a dialogar, a fazer perguntas, a raciocinar logicamente, a escutar e a cooperar, desenvolvendo o pensamento criativo e crítico. Também acreditamos que este projeto contribui para que as crianças aprendam a ler em profundidade, expandam o vocabulário e se enriqueçam com a diferença.

Nas sessões de Filosofia para Crianças não se ensinam pensamentos, respostas corretas ou conteúdos. Cria-se um espaço de liberdade onde as crianças são convidadas a formular perguntas, a elaborar possíveis respostas para as perguntas que formularam e a confrontar as suas hipóteses com as dos colegas. Tudo isto é feito em comunidade de investigação, o caminho é construído pelas crianças com a orientação das facilitadoras, a quem não compete julgar as teorias apresentadas, mas assinalar divergências, contradições, realizar sínteses para ajudar as crianças a estruturar e a elaborar o seu pensamento. 

Este ano letivo (2023/2024) foi desenvolvido, na turma do 4º ano e em colaboração com a professora titular de turma, um projeto de escrita criativa: a criação de um conto filosófico. O conto foi escrito em grupo, nas sessões de FPC, com o apoio da facilitadora e da professora titular de turma. As crianças trabalharam em grupo, ao longo do 3º período, num processo concretizado em diferentes etapas:

        Escolha do tema-problema por parte de cada grupo.

        Organização de ideias para a escrita do conto: identificação do tema, do tempo, do espaço, das personagens e do narrador (participante ou não participante).

        Escrita da introdução, respondendo às questões “quem?” “quando?” “onde?” e “o quê?”.

        Escrita do desenvolvimento, respondendo às questões “como?” e “porquê?”.

        Escrita da conclusão, apresentando a resolução dos problemas e o desfecho da história.

        Reescrita do conto em formato digital, por parte de cada grupo.

        Ilustração do conto.

        Criação de um livro digital com todos os contos e respetivas ilustrações.

Este processo criativo culminou com a leitura e a apresentação dos contos e respetivas ilustrações às crianças da turma do 1º ano que também participa no projeto.

 

As professoras Ana Ferreira e Fernanda Walters

 






Sem comentários:

Enviar um comentário