O projeto de Filosofia para Crianças (FPC), do AEJD, destinado aos alunos do 1ºciclo, está presentemente, a ser dinamizado na Escola Básica nº1 de Lagos/Bairro Operário, em duas turmas: uma do 1º ano e outra do 4º ano, sendo que, nesta última, o projeto teve início no 1º ano de escolaridade.
As sessões são realizadas
com um grupo de 15 crianças, no máximo, e dinamizadas com recurso ao diálogo
socrático, ao debate e ao trabalho cooperativo em comunidade de investigação.
Estes processos são construídos pela facilitadora e pelas crianças, a partir da
leitura de contos, do visionamento de filmes ou da proposta de
exercícios-problema para resolver.
O objetivo é proporcionar
experiências de diálogo e debate que permitam às crianças aprender a pensar, a
dialogar, a fazer perguntas, a raciocinar logicamente, a escutar e a cooperar,
desenvolvendo o pensamento criativo e crítico. Também acreditamos que este
projeto contribui para que as crianças aprendam a ler em profundidade, expandam
o vocabulário e se enriqueçam com a diferença.
Nas sessões de Filosofia
para Crianças não se ensinam pensamentos, respostas corretas ou conteúdos.
Cria-se um espaço de liberdade onde as crianças são convidadas a formular
perguntas, a elaborar possíveis respostas para as perguntas que formularam e a
confrontar as suas hipóteses com as dos colegas. Tudo isto é feito em
comunidade de investigação, o caminho é construído pelas crianças com a
orientação das facilitadoras, a quem não compete julgar as teorias
apresentadas, mas assinalar divergências, contradições, realizar sínteses para
ajudar as crianças a estruturar e a elaborar o seu pensamento.
Este ano letivo (2023/2024)
foi desenvolvido, na turma do 4º ano e em colaboração com a professora titular
de turma, um projeto de escrita criativa:
a criação de um conto filosófico. O
conto foi escrito em grupo, nas sessões de FPC, com o apoio da facilitadora e
da professora titular de turma. As crianças trabalharam em grupo, ao longo do
3º período, num processo concretizado em diferentes etapas:
•
Escolha do tema-problema por parte de cada grupo.
•
Organização de ideias para a escrita do conto:
identificação do tema, do tempo, do espaço, das personagens e do narrador
(participante ou não participante).
•
Escrita da introdução, respondendo às questões
“quem?” “quando?” “onde?” e “o quê?”.
•
Escrita do desenvolvimento, respondendo às
questões “como?” e “porquê?”.
•
Escrita da conclusão, apresentando a resolução
dos problemas e o desfecho da história.
•
Reescrita do conto em formato digital, por parte
de cada grupo.
•
Ilustração do conto.
•
Criação de um livro digital com todos os contos e
respetivas ilustrações.
Este processo criativo culminou com a leitura e a apresentação dos contos e
respetivas ilustrações às crianças da turma do 1º ano que também participa no
projeto.
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