22 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA - Caminhos da Leitura

     No dia 15, concluímos a Semana da Leitura.
     Como temos feito, ao longo dos últimos doze anos, encerrámos a semana com os Caminhos da Leitura. 
     Estes caminhos rumo ao centro têm sido percorridos pela Escola N.º1 de Lagos/ Bairro Operário e a Escola de Santa Maria, numa manifestação de amor pelos livros, pelos autores, pela leitura.
     Na génese deste projeto de promoção da leitura esteve subjacente a ideia de criarmos um momento impactante, junto da comunidade, num local central da cidade, momento esse que chamasse à atenção, não só da importância da leitura no desenvolvimento de competências transversais, como também, o prazer que o ato de ler nos proporciona.
  

  
    Ao longo dos anos, esta atividade assumiu diferentes contornos e dinâmicas, envolveu diferentes atores mas, partindo sempre de uma estratégia comum:
    Cada aluno, professor ou assistente operacional, transporta consigo um livro da sua preferência e, depois de um sinal combinado previamente, todos abrem o seu livro e lêem, em uníssono e em voz alta, o conteúdo da página que escolheram, durante um minuto.
  
       No final, num coro de afirmação do nosso objetivo, é partilhada a nossa convicção através do lema das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas:
  



BORA LER MAIS
SOMA LEITURAS, DIVIDE EMOÇÕES.




   Este ano, assinalando o centésimo aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, toda a temática dos caminhos gira à volta da vida e obra desta grande escritora portuguesa, cujos “passos”, tantas vezes, calcorrearam as calçadas e caminhos da nossa cidade.
     Também os trabalhos expostos no decorrer da mesma, partilham dessa linha orientadora e são uma forma de agradecimento de todos os participantes a Sophia, pelos inúmeros momentos de magia que nos proporcionou.
  
         Este ano, pudemos contar com a presença da senhora Presidente da Câmara, do senhor Presidente da Freguesia de S. Gonçalo e da senhora presidente da Associação de Pais. 
        Além do momento de leitura sempre emocionante, na praça Gil Eanes, partilhámos também o prazer de ler noutros locais centrais da cidade, onde pudemos distribuir os marcadores que tínhamos feito.
  
As turmas 1 e 2 foram ao Centro de Ciência Viva...

As turmas 6 e 8 foram ao Mercado Municipal...
As turmas 3, 7 e 9 foram à Praça do Infante...

    A Semana da Leitura chegou ao fim, mas as leitura não, por isso...

BORA LER MAIS!
SOMA LEITURAS, DIVIDE EMOÇÕES!

(A Cor da Romã / Sayat Nova (1968), de Sergei Parajanov)




1 comentário:

  1. Apesar de estar muito calor eu gostei do passeio e da leitura!

    Andrey t9

    ResponderEliminar