7 de março de 2019

REFLORESTAR A SERRA DE MONCHIQUE

Com o objetivo de reflorestar a Serra de Monchique, que ardeu há pouco tempo, as turmas 7 e 8 foram a Monchique para plantar algumas árvores. 
Nesse dia estava muito mau tempo, por isso os alunos da turma 7, que foram no período da tarde, não puderam realizar a atividade. Ficaram muito tristes por não poderem plantar árvores, mas estão de parabéns pelo entusiasmo e empenho que demonstraram na intenção de contribuir para a reflorestação de Monchique.
A turma 8, apesar do mau tempo, conseguiu plantar algumas árvores. No fim, produziram um texto coletivo que partilhamos convosco:

O NOSSO CONTRIBUTO NA REFLORESTAÇÃO DA
SERRA DE MONCHIQUE

Às 9 horas e 45 minutos, do dia 18 de fevereiro, fomos de autocarro em direção a Monchique.
Quando lá chegámos vieram dois senhores, que pertencem à Associação Ambiental “A Nossa Terra”, ter connosco.
Seguimo-los até à Fóia, onde lanchamos.
Em seguida, fomos até ao local onde plantámos três árvores: castanheiros e sobreiro.
Lá estava nevoeiro, muita humidade, algum vento e muito, muito, muito, muito frio!!!!!
O senhor abria os buracos na terra, um de nós segurava na pequena árvore e os outros, com os pés, tapavam o buraco e calcavam a terra para a planta ficar presa.
Quando terminámos, regressámos ao autocarro e viemos em direção a Lagos. Chegámos à nossa escola por volta das 12 horas e 45 minutos.

(texto coletivo - turma 8)

A seguir, podem ler as suas opiniões sobre esta atividade:

“Eu tive pena de não estar bom tempo, mas gostei. ” – Maria Dias
“Foi muito divertido. Gostei muito e queria repetir.” – Martim Martins
“Eu gostei muito!” – André Brito
“Eu gostei muito de ir a Monchique. Só não gostei do frio, pois não conseguimos estar mais tempo a plantar as árvores.” – Isaac Santos
“Eu gostei muito de plantar árvores, mas não gostei do frio.” – Inês Silva
“Gostei de estar em cima das nuvens, mas não gostei da chuva” – Salim Pablo
“Gostei de ter ajudado a plantar as árvores.” – Leonor Gabriel
“Eu queria que cada um de nós tivesse tido a oportunidade de plantar a sua árvore. Mas foi muito bom termos ido a Monchique.” – Gabriel Rocha
“Eu gostei muito! Gostava de termos ficado mais tempo e tive pena que tivesse mau tempo.” – Luana Fraga
”Gostei muito! O que gostei mais foi ver o nevoeiro! Espero voltar lá um dia.” – Luna Machado
“Eu gostava que todos nós tivéssemos plantado uma árvore e que nós pudéssemos ficar mais tempo.” – Angelina Machado
“Foi uma seca a viagem e foi uma pena ter estado mau tempo, mas foi bom termos plantado três árvores.” – Tiago Caetano
“Apesar de estar muito frio e nevoeiro, eu gostei muito de ter plantado as árvores.” – Nicole Glória
“Eu gostei muito de conhecer Monchique. Estava muito frio, o que foi pena!” – Ester Vieira
“Gostei muito de ir lá e de plantar.” – Ismael Dadá
 “Eu gostei muito. Tive pena que tenha estado mau tempo e também de ver as árvores que ficaram queimadas no incêndio.” – Samira Mujavar
“Gostei muito, mas queria que tivesse bom tempo para ser mais divertido.” – Yannick Veiga
“Eu gostei muito deste projeto e espero ir a Monchique outra vez. Queria, também, que tivéssemos plantado mais árvores para reflorestarmos Monchique” – Victor Silva
“Eu gostei muito de ir apesar de estar muuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiito frio. Fiquei com pena de não podermos plantar todos uma árvore. O que mais gostei foi de estar a plantar.” – Maria Guerreiro
“Eu gostei muito de ir a Monchique, mas tive muita pena que o tempo não estivesse bom para cada um de nós plantar uma árvore.” – Mariana Antunes


Sem comentários:

Enviar um comentário