22 de novembro de 2018

Dia Nacional do Pijama


O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário, feito por crianças e respetivas famílias que ajudam outras crianças.


O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro e coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. O objetivo principal desta atividade é lembrar que todas as crianças têm «direito a crescer numa família».


Este ano, a nossa escola juntou-se a esta iniciativa com o intuito de fomentar a partilha e a solidariedade.

As famílias também foram convidadas a participar, colocando um donativo num mealheiro de papel, em forma de casa. Não é importante o valor que cada um pode dar. O importante é ajudar! O pouco pode ser muito...


Para assinalar o Dia Nacional do Pijama, as crianças e os adultos vieram vestidos em pijama. 




Até o Rocky veio de pijama!


Alguns trouxeram ainda almofadas, mantas, sacos-cama e peluches.



Todas as crianças ficaram a conhecer o livro «A Pedra Falante», a partir do qual os professores desenvolveram várias atividades lúdicas e educativas.


Fica aqui um resumo da história, que foi retirado da página da Mundos de Vida:

«Quando descobrem o motivo pelo qual um menino traz pedrinhas para a escola, a Maria, a Milu e o Quincas decidem ajudá-lo para que volte a ter paz. Mas, quando se preparam para acalmar o coração desse novo amigo com um presente da avó Mimosa, tudo muda.
O que começa por ser um momento familiar triste transforma-se numa aventura perigosa, já que as pedras são injustamente acusadas de causarem todo o mal. Numa terra desanimada, com menos árvores e menos crianças, as pedrinhas que trazem nos bolsos são inocentes, mas ninguém parece importar-se.
A coragem de três amigos, à qual se junta uma criatura fantástica, vai deslindar o segredo das pedras. Esta deliciosa aventura fala da possibilidade de sermos amados e de vivermos num mundo melhor.»

Foi um dia espetacular! 

Além de nos divertirmos e aprendermos, 
também tivemos a oportunidade de ajudar outras crianças! 

Muito obrigada, a todos os que contribuíram 
para a realização desta iniciativa.




3 comentários:

  1. Foi um dia muito divertido em que também aprendemos muitos... cada um de nós vestiu o seu pijama, porque "toda a criança tem direito a crescer numa família".

    Sala 10 - 1.º Ano 1

    ResponderEliminar
  2. Adorámos vir de pijama para a escola, de fazer as aitivades e de ver o filme «Angry Birds», com os colegas do 1.º ano. Foi importante e gratificante podermos ajudar as crianças que não têm família.
    Turma 7 - 4.º ano

    ResponderEliminar
  3. Adorei o dia do pijama .
    PEDRO COSTA T-7

    ResponderEliminar