13 de novembro de 2018

À Descoberta de Lagos

     Como forma de assinalar o dia de S. Gonçalo e o respetivo feriado municipal da cidade, a nossa escola desenvolveu uma atividade intitulada “À Descoberta de Lagos – O Passado e o Presente”.
Esta atividade, visava um maior conhecimento e compreensão da nossa cidade, por parte dos alunos, que constituem a última parte desta trilogia… o futuro.
Surgiu-nos, assim, a ideia de promover uma exposição de fotografias em que se pusessem, lado a lado, passado e presente de diferentes locais da cidade e que as diferenças entre os mesmos fossem realçadas e assinaladas.
Originalmente, concebemos uma metodologia de trabalho em que, as turmas participantes (as turmas de 3.º e 4.º anos de escolaridade), tivessem a cargo dois locais diferentes e, partindo de fotografias antigas deles, se deslocassem até aos mesmos, retratassem o presente e assinalassem as diferenças.
Com a instabilidade meteorológica que se verificou, ficamos só pela segunda parte, o assinalar de diferenças, embora perspetivando visitas futuras dos alunos, às zonas “adotadas” pelas respetivas turmas, de modo à verificação “in loco” das suas conclusões.
Como forma de disseminar e divulgar os resultados do trabalho efetuado, surge esta exposição, com a qual pretendemos mostrar à comunidade os produtos obtidos.

Todas as fotos, nela expostas, do presente são da autoria de elementos da escola e foram captadas na semana do dia de S. Gonçalo. As fotos do passado, foram retiradas da internet e têm origem no espólio da Fototeca de Lagos, XRX.pt e Lagos com História.

A exposição estará patente até dia 16 de novembro.





       Expusemos ainda alguns livros que podem ser consultados. Neles podemos observar outros registos fotográficos que, embora não tenham sido alvo de comparação pelos alunos, nos permitem ter contacto com algumas tradições, profissões e personalidades locais.




3 comentários:

  1. Como a cidade está diferente...
    Jéssica Alegre - turma 5

    ResponderEliminar
  2. Estas imagens mostram-nos como a cidade mudou ao longo destes anos.
    Tomás Campôa - turma 5

    ResponderEliminar
  3. A CIDADE ESTÁ DIFERENTE NAS OUTRAS FOTOGRAFIAS ESTÁ MUITO MUDADA.
    PEDRO COSTA -TURMA 5

    ResponderEliminar