O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário, feito por crianças e respetivas famílias que ajudam outras crianças.

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro e coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. O objetivo principal desta atividade é lembrar que todas as crianças têm «direito a crescer numa família».
Este ano, a nossa escola juntou-se a esta iniciativa com o intuito de fomentar a partilha e a solidariedade.
As famílias também foram convidadas a participar, colocando um donativo num mealheiro de papel, em forma de casa. Não é importante o valor que cada um pode dar. O importante é ajudar! O pouco pode ser muito...
Para assinalar o Dia Nacional do Pijama, as crianças e os adultos vieram vestidos em pijama.
Até o Rocky veio de pijama!
Alguns trouxeram ainda almofadas, mantas, sacos-cama e peluches.
Todas as crianças ficaram a conhecer o livro «A Pedra Falante», a partir do qual os professores desenvolveram várias atividades lúdicas e educativas.
Fica aqui um resumo da história, que foi retirado da página da Mundos de Vida:
«Quando descobrem o motivo pelo qual um menino traz pedrinhas para a escola, a Maria, a Milu e o Quincas decidem ajudá-lo para que volte a ter paz. Mas, quando se preparam para acalmar o coração desse novo amigo com um presente da avó Mimosa, tudo muda.
O que começa por ser um momento familiar triste transforma-se numa aventura perigosa, já que as pedras são injustamente acusadas de causarem todo o mal. Numa terra desanimada, com menos árvores e menos crianças, as pedrinhas que trazem nos bolsos são inocentes, mas ninguém parece importar-se.
A coragem de três amigos, à qual se junta uma criatura fantástica, vai deslindar o segredo das pedras. Esta deliciosa aventura fala da possibilidade de sermos amados e de vivermos num mundo melhor.»
Foi um dia espetacular!
Além de nos divertirmos e aprendermos,
também tivemos a oportunidade de ajudar outras crianças!
Muito obrigada, a todos os que contribuíram
para a realização desta iniciativa.