25 de junho de 2026

Oficina de Escrita e Leitura

 

Na Oficina de Escrita e Leitura, os alunos realizaram várias produções escritas ao longo do ano, com o intuito de reforçar a aquisição das suas competências nos diferentes domínios: oralidade, leitura e escrita.

A partir da audição de diversas histórias e a exploração dos respetivos livros, dinamizaram-se atividades, tendo como propósito, suscitar o interesse, a motivação, a capacidade de iniciativa, o sentido de responsabilidade, a partilha, a ampliação de vocabulário, a criatividade e sobretudo, o prazer de ler e escrever nos alunos.

As dinâmicas propiciaram o desenvolvimento da autonomia, o diálogo, a partilha, o consenso e as tomadas de decisão na concretização das diferentes atividades.

Após uma autoavaliação realizada entre as diferentes turmas, os alunos manifestaram muita satisfação pelo trabalho realizado na Oficina de Escrita, que se reflete na maior autonomia, empenho na produção escrita e capacidade leitora.




Enquanto refletiam sobre o trabalho desenvolvido, foram relembrando atividades realizadas:

 

Poemas a pares sobre a Água e o seu Ciclo com o objetivo dos alunos participarem no Concurso dinamizado pelas Bibliotecas Escolares, inspirados em diversos livros sugeridos.





Textos Descritivos, “O meu Super Herói”, a partir da história, “A casa que o Amor Construiu”.

Os alunos elaboraram textos individuais, personalizando o seu Super Herói, através do nome, que lhe atribuíram, as características físicas e de personalidade, que o ajudasse a cuidar do Mar com os seus Super Poderes.

As ideias não se fizeram esperar e, saíram textos excecionais realizados pelos nossos alunos! A seguir, o projeto foi alargado às famílias. Após a ilustração de cada Super Herói, os pais e os meninos construíram-no em família, a partir de materiais reutilizáveis. No final, houve uma exposição com os diferentes trabalhos e a seleção do mais original!



Trabalho a pares, de leitura, pesquisa e seleção de informação para a realização de projetos sobre animais em vias de extinção: implicou leituras variadas, análise e seleção da informação, elaboração de cartazes, preparação e apresentações à turma e à escola na semana da leitura. Exposição na Escola!







Caligramas, inspirados no livro, “A Menina dos Livros”, a partir da sugestão de trabalho, “Uma grande Aventura”, pelo mundo literário realizada entre a Menina dos Livros e cada um dos alunos, através de um trabalho realizado a pares. Após a primeira etapa e respetiva correção, procederam à realização dos caligramas.

 Foi um projeto aliciante, que gerou muito empenho e esforço, por parte dos alunos e os resultados foram incríveis! Parabéns aos alunos!





Troca de Correspondência entre as diferentes turmas do 4.ºano. Foi muito divertido e emocionante! Receber cartas com presentes e informações variadas sobre os colegas de outras escolas.

 

Carta do rapaz à Menina do Mar, inspirado no livro, “A Menina do Mar”. No final, as cartas foram colocadas nas garrafas para deitá-las ao mar!!



Palavra puxa Palavra, inspirado no livro, intitulado, “O Rapaz que tinha zero a Matemática” e saíram poemas a rimar, que a todos vieram deliciar!

 

Poemas e Texto dramático, inspirado no livro, “Senhor dor do Seu Umbigo” o objetivo foi sensibilizar a Comunidade, sobretudo, os alunos para as pessoas sem abrigo, que estão vulneráveis e precisam de apoio, sendo também a nossa responsabilidade ajudar!  Afinal, é muito fácil ficar numa situação . Basta perdermos a nossa fonte de riqueza, ou seja, a estabilidade do emprego! Um projeto e dos trabalhos realizados.

Este foi um projeto sugerido pela Equipa Social da Câmara Municipal, apresentado pelas professoras da Oficina de Escrita às turmas e desenvolvido com a colaboração das professoras titulares de turma. O resultado foi digno de registo e as produções realizadas, expostas à Comunidade, através de uma exposição realizada na Câmara Municipal, envolvendo a participação das três escolas do Agrupamento e dos diferentes anos de escolaridade!


Houve ainda, a produção coletiva de um guião de um texto dramático, para ser apresentado na festa de Natal por uma turma do 4.ºano, tendo sido os alunos que tiveram a iniciativa de sugerir. Houve um envolvimento do grupo, de muita entrega, partilha e colaboração e o resultado foi muito bem conseguido.

Numa das turmas, elaborou-se ainda, uma canção para participação num concurso, que, posteriormente nos dias da exposição, esteve em exibição.

- Poema para a Mãe, tendo como fonte de inspiração, a audição da história, “Amo-te aos Milhões”.

   Amo-te aos Milhões - 1


Estas e muitas outras atividades foram realizadas, sempre com um objetivo final, apresentando aos alunos, o projeto a desenvolver, assim como a sua planificação. A execução contou sempre com uma orientação clara das professoras para aquilo que se pretendia, para que os alunos realizassem diferentes planificações, que facilitassem o seu desempenho.


E… num ápice, o ano terminou, muito marcado por muitas tarefas, significativas e diversificadas. Agora, avizinham-se as tão esperadas férias, que todos ambicionam e anseiam por chegar! Para o ano, haverá mais!

Muito Obrigada!


Professora Maria Helena Marreiros


Sem comentários:

Enviar um comentário