No passado dia 11 de novembro, a Escola do Bairro Operário celebrou com entusiasmo o Dia de S. Martinho. Foi uma manhã repleta de alegria, tradição e partilha, onde toda a comunidade escolar participou com espírito festivo.
As comemorações começaram com as boas-vindas da coordenadora de estabelecimento, professora Marta Leal, que saudou todos os presentes e apresentou o programa das festas, preparando o ambiente para uma manhã, cheia de momentos especiais.
De seguida, o professor Rui Castro contou a todos os alunos a lenda de S. Martinho, relembrando o gesto generoso do soldado que partilhou a sua capa com um mendigo num dia frio e chuvoso.
Logo depois, acendemos a tradicional fogueira para a assada das castanhas. O ambiente aqueceu, não só pelo fogo, mas também pela animação, quando alguns professores e funcionários se aventuraram a saltar a fogueira, arrancando risos e aplausos dos alunos.
Todos juntos cantámos uma canção alusiva às castanhas e a professora Teresa Vinagre orientou uma interpretação rítmica da lenda de S. Martino, que encantou os presentes. Em seguida, alguns alunos dramatizaram a lenda, com improvisos cheios de criatividade e entusiasmo, dignos de registo.
O momento mais esperado chegou com o cheiro irresistível das castanhas assadas. Um senhor com o seu carrinho e assador, oferta da Associação de Pais do Agrupamento Júlio Dantas, preparou as castanhas que foram gentilmente oferecidas pela Junta de Freguesia de S. Gonçalo. Também tivemos a oportunidade de provar em delicioso bolo de castanha, confecionado com muito carinho pelas senhoras da cantina.
Para terminar, os alunos saltaram a fogueira, enfarruscaram as caras com carvão e brincaram alegremente, enchendo o recreio de gargalhadas e boa disposição.
Foi, sem dúvida, um excelente modo de comemorar o Dia de S. Martino e de manter vivas as tradições populares, num ambiente de convívio, alegria e partilha.








Sem comentários:
Enviar um comentário