4 de novembro de 2025

Palavras Mágicas - “cOntarolices com Maria João Viegas"

 

Ontem, dia 3 de novembro, a turmaa 4 da Escola do Bairro Operário deslocou-se à Biblioteca Municipal de Lagos para assistir à divertida sessão "cOntarolices com Maria João Viegas", uma iniciativa integrada no programa "PALAVRAS MÁGICAS" - Encontro de Contos e Artes das Palavras, promovido pela Câmara Municipal de Lagos, através da Biblioteca Municipal, já na sua 11.ª edição.

Durante cerca de 50 minutos, mergulhámos num mundo de histórias, música, riso e imaginação, guiados pela talentosa contadora Maria João Viegas.



Com um "saco cheio de livros" e a companhia de personagens muito especiais: um dragão, uma velha muito velha, um gorila sensível, um crocodilo saciado, um lobo feroz enganado e um papão, a sessão encheu o espaço de alegria e entusiasmo, conquistando os alunos presentes.










A atividade proporcionou momentos de proximidade com a leitura, despertando o gosto pelas palavras e pela fantasia.

Como diz a sinopse do evento:

"É dia de festa! Alegria! Alegria! Vamos rir muito, cantar e sonhar com as cOntarolices!"

E a promessa foi cumprida... a diversão esteve garantida do início ao fim.

Tivemos ainda a alegria de reencontrar a D. Marília Rodrigues, que este ano passou a integrar a equipa da biblioteca, mas que continua a deixar em todos nós, uma marca profunda e inesquecível.

Turma 4




Halloween

 No último dia do mês de outubro, a escola celebrou o Halloween, também conhecido como o Dia das Bruxas, de uma forma horripilantemente criativa.

Esta data de origem anglo-saxónica foi uma oportunidade para os alunos conhecerem um pouco mais sobre uma das tradições culturais mais populares dos países de língua inglesa.

Todos os alunos do 1. ° ciclo foram desafiados a participar num concurso de elaboração de chapéus e vassouras de bruxa, utilizando apenas materiais recicláveis. A atividade, dinamizada pela disciplina de Inglês, teve como principal objetivo promover o contacto com uma das tradições de Halloween, enquanto se incentivava a responsabilidade ambiental e o espírito criativo.

O resultado não podia ter sido melhor! O corredor encheu-se dos mais diversos e criativos chapéus e vassouras, feitos com papel, cartão, garrafas de plástico, elementos naturais (palha, galhos de árvores) e muitos outros materiais reaproveitados.














Os alunos mostraram grande entusiasmo e imaginação, e todos os trabalhos refletiram o empenho e a diversão vivida ao longo do projeto.

Parabéns a todos os participantes pelo excelente trabalho! O Halloween foi, sem dúvida, uma oportunidade perfeita para aprender, criar em conjunto com a família, e celebrar de forma sustentável!

Agora, resta-nos a decisão mais difícil... a eleição dos três primeiros prémios!

A votação estará aberta a toda a comunidade escolar.

“Spooktacular job, everyone!”


As professoras Margaryta Chirkova e Sandra Sousa


À Descoberta de Lagos

Ao longo das últimas semanas, as turmas da nossa escola embarcaram numa viagem pelo património local, para assinalar o Dia da Cidade, que se celebra a 27 de outubro.

Este ano, para a semana temática À Descoberta de Lagos, cada turma escolheu um aspeto da cidade para explorar, desde locais emblemáticos e edifícios históricos, até ao brasão da cidade.

Para enriquecer esta experiência, tivemos a visita especial do historiador Artur de Jesus, que veio partilhar connosco curiosidades, histórias e factos sobre a origem e a evolução da cidade. A sua intervenção despertou ainda mais o interesse dos alunos e ajudou-os a compreender melhor o valor do nosso património.

Com base nas informações recolhidas, cada turma realizou pesquisas aprofundadas e elaborou trabalhos criativos sobre a temática escolhida. O resultado final foi uma exposição, onde todos puderam admirar os projetos, as maquetes, os cartazes e os textos produzidos pelos alunos.















Foi muito enriquecedor ver o que cada turma aprendeu e partilhou.