17 de outubro de 2024

Higienista oral - turma 8

 No dia 14 de outubro de 2024 recebemos na nossa sala a Higienista Oral Elsa, que trabalha no Centro de Saúde de Lagos, há mais de vinte anos.

A Elsa começou a falar sobre os nossos dentes e, ao mesmo tempo, a mostrar-nos uns cartazes com fotos a condizer com o que dizia.

A Elsa, com a nossa ajuda, construiu-nos um “kit dentário”, foi como lhe chamamos, porque tinha um copo de papel, uma protecção para a mesa, um guardanapo de papel, uma espátula e a escova de dentes que a professora Sandra Paixão pediu para trazermos. Depois de todos termos os Kits à nossa frente, a higienista colocou uma poção mágica em baixo da nossa língua, chamada Eritrozina, com o poder de mostrar a placa bacteriana nas nossas bocas. Por momentos, a nossa sala parecia ter sido invadida por “vampiros”, uma vez que, todas as línguas e dentes ficaram cor-de-rosa. A nossa professora riu-se dos nossos dentes rosa e tirou fotos para podermos comparar o antes e o depois.

A Elsa ensinou-nos a escovar os dentes: começar pelos dentes de trás e contar assim: 1,2,3,4,5, vais para a curva e contas 1,2,3,4,5, depois vais para a frente e contas 1,2,3,4,5, passas na outra curva 1,2,3,4,5,e atrás 1,2,3,4,5. Só podes lavar 3 dentes de cada vez e voltas a fazer, em cima, a mesma coisa, passo a passo. Descobrimos que, devemos melhorar a nossa escovagem em alguns dentes e que a higiene oral, é muito importante para a nossa saúde.

Quando acabamos a atividade a higienista oral, agradeceu a nossa atenção e preocupação com a saúde dos nossos dentes.

Alunos T8, 4.º ano








14 de outubro de 2024

Dia das Bandeiras Verdes


O Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2024 realizou-se no dia 10 de outubro, em Torres Novas.

Este dia destina-se a reunir todas as escolas galardoadas com a Bandeira Verde. Esta bandeira é o símbolo do compromisso que as escolas assumem em prol da educação para o desenvolvimento sustentável.

A nossa escola foi uma das escolas galardoadas, por isso, as professoras Maria Helena Marreiros e Marta Zilhão, que são as coordenadoras deste programa na nossa escola, foram receber a nossa bandeira.

No nosso Agrupamento, todas as escolas foram galardoadas, por isso somos um Eco Agrupamento. 










Corta-mato

Dia do Animal - Visita da Casa da Buba

 

O Dia Mundial do Animal é comemorado todos os anos a 4 de Outubro. O dia 4 de Outubro foi originalmente escolhido para o Dia Mundial do Animal, porque é o dia de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente. Como na sexta-feira não houve aulas na nossa escola, assinalamo-lo hoje, dia 7.

Recebemos na nossa sala de aula a visita da Mónica e do Rodrigo, da Casa da Buba, que trouxeram com eles, 3 companheiros muito especiais: a Frida, de 15 anos, a Yoga, de 2 e o Apolo, de 4 meses.

Estes companheiros são cães de água portugueses, criados nesta instituição.

Ao longo de 45 minutos, falamos sobre os direitos dos animais e, principalmente, sobre as características da raça Cão de Água Português, que é originária do nosso país e da nossa região (Algarve).

Aprendemos muitas coisas sobre estes animaizinhos dóceis e, no final, enchemo-los de miminhos, que eles muito gostaram, principalmente a Frida, que até se posicionou de modo a recebê-los.

Foi uma sessão muito engraçada e ternurenta em que, mesmo aqueles que mostravam algum receio em relação aos cães, participaram ativamente.

Turma 2



















Dia do Animal

Para assinalarmos o Dia do Animal, convidamos a Casa da Buba para nos apresentar os seus Cães de Água. 

Esta é uma raça com características muito especiais! Os Cães de Água têm cabelo que tem que ser cortado, são muito trabalhadores e dedicados, nadam de maneira diferente dos outros cães, têm membranas interdigitais, são muito meiguinhos e dão-se bem com todos os outros animais.



Obrigada, ao Rodrigo e à Mónica pela disponibilidade.

Dia Aberto - Encontros Gymnasium

O encerramento dos Encontros Gymnasium decorreu na nossa escola, no dia 5 de outubro.

 


Esta foi a programação:


Foi um dia maravilhoso!

O nosso enorme agradecimento à Associação casaBranca, por estes 10 anos de convivência e de aprendizagem com tantos e tão bons artistas!

A Balada das 20 Meninas Friorentas - turma 2

 

Dia 30 de Setembro fomos ao Centro Cultural de Lagos, assistir à peça "A Balada das 20 Meninas Friorentas" com a MARGARIDA MESTRE e o RUI FERREIRA, num ambiente muito intimista e diferente, uma vez que, tbm nós estávamos no palco, fazendo parte ativa no espetáculo, como se entrássemos numa outra dimensão e vivêssemos tudo aquilo que se estava a passar.

Esta peça está integrada nos ENCONTROS GYMNASIUM, que são um espaço bienal de programação dirigido ao público jovem, promovidos pela Associação Cultural Casa Branca.

Este espectáculo é um poema feito canção em redor do universo das Andorinhas. Dos seus voos, dos seus ninhos e ovinhos. Uma história de gerações e migrações envolta em vento, movimento, surpresa e sensações.

Acompanhada pela delicadeza do piano, pelo som de objectos inesperados e pela força das percussões.

Inventada a partir do poema com o mesmo nome de Matilde Rosa Araújo e da partitura para o mesmo poema de Fernando Lopes Graça

Tem na direcção, interpretação e voz: Margarida Mestre, na composição musical, espaço sonoro e interpretação (piano): Rui Ferreira e nos desenhos projetados sobre cena: Marta Rego.

Gostamos muito do espetáculo e, no final, conversamos um pouco sobre ele com os seus autores e intérpretes.

Turma 2