3 de julho de 2024

SOS Oceanos - limpeza de praia

 O projeto SOS Oceanos, promovido pela CML em colaboração com a associação SOMAR, pretende: 

- Alertar os alunos para os problemas atuais relacionados com a poluição dos oceanos/mares e suas fontes.

 - Sensibilizar e consciencializar sobre a problemática do lixo marinho.

 - Explicar como é possível ajudar na preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, assim como a biodiversidade marinha.

- Contribuir para a adoção de comportamentos ambientalmente corretos e reduzir o lixo que é gerado nas praias.

Depois de uma sessão teórica, os alunos "põem mãos à obra" e vão limpar a praia da Batata.

No âmbito do Projeto SOS Oceanos, integrado no projeto Escola Azul, as turmas 1, 2, 3, 4, 5, 8 e 9 foram fazer uma limpeza de praia e monitorização do lixo marinho na Praia da Batata.

Esta foi a melhor forma de assinalar o Dia Mundial dos Oceanos!

Os alunos ficaram surpreendidos com o tipo e quantidade de resíduos que recolheram! Como é possível?! Tanto lixo, ainda que a praia pareça limpa!

Recolheram restos de madeira e carvão, mas também papel, fios, tampas de metal e de plástico, pensos rápidos,... e em maior quantidade recolhemos beatas de cigarro.


Ora vejam:

No dia 07 de junho, as turmas 3, 4 e 5 recolheram cerca de 2,250 kg de lixo. O top 3 de lixo recolhido foi beatas, plástico, lixo orgânico (pedaços de frutas e comida) e… um par de ténis (fonte: SOMAR https://somarbio.pt/sos-oceanos-2024/).


No dia 12 de junho, as turmas 1, 2, 8 e 9 recolheram cerca de 1,895 kg de lixo. O top 3 de lixo recolhido foi beatas, plástico, vidro e… um par de meias (fonte: SOMAR https://somarbio.pt/sos-oceanos-2024/).


Impressionante, não é?


Recolhemos sempre plástico!


Todo este lixo vai parar ao Oceano e o plástico vai degradar-se até ser microplástico. O microplástico é uma ameaça para os animais marinhos e costeiros, que o confundem com comida, mas também para nós que também acabamos por ingeri-lo.


Todos podemos ajudar o Oceano e mudar este cenário. Vamos reduzir o uso de plástico e colocar o lixo no ecoponto correto.









Sem comentários:

Enviar um comentário