13 de abril de 2024

A grande viagem até uma manhã em abril: os soldados na história de Portugal

A celebração dos 50 anos do 25 de Abril já começou na nossa escola.

Esta semana, todas as turmas receberam o historiador Artur de Jesus que veio fazer um enquadramento histórico sobre o papel dos militares no nosso país. Agradecemos-lhe, por mais um excelente momento de partilha de conhecimentos, que enriqueceu a cultura geral dos nossos alunos.

A turma 8, fez um resumo sobre a sessão, que a descreve muito bem.

Aqui está ela:


"Mês de abril é mês de liberdade.

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974, que se comemoram este ano, esteve na nossa sala o dr. Artur de Jesus, historiador da Câmara Municipal de Lagos, para nos apresentar a comunicação: "A grande viagem até uma manhã em abril: os soldados na história de Portugal."

Através desta apresentação, vimos a importância dos militares, ao longo da história e a forma como tiveram sempre uma participação ativa em todas as revoluções que ocorreram no nosso país.

Percebemos, ainda, quais os motivos de descontentamento popular que conduziram à revolução do 25 de abril e as diferenças entre viver em ditadura ou em democracia.

Vimos numerosas fotografias deste dia, tiradas há 50 anos atrás, tanto de Lisboa como das manifestações de alegria ocorridas em Lagos, dia 27 de abril, quando as pessoas tiveram finalmente a certeza que o anterior regime tinha sido efetivamente derrubado.

Conhecemos, finalmente, a importante missão desempenhada nessa data pelos capitães José Glória Alves, Filipe Guerreiro Lopes e o major Carlos Branco que, na altura, estavam ao serviço do exército no quartel de Lagos.

Os Soldados estavam em exercícios de ordem pública na Barragem da Bravura/Espinhaço de Cão, onde foram informados, de madrugada, pelos 2 capitães da missão a executar. A missão dos Soldados do CICA 5 no 25 de Abril foi dirigirem-se ao alto da Fóia (Monchique), onde foram desligadas as antenas de comunicações ali existentes e impedirem contactos que pudessem prejudicar a revolução.

Os dois antigos capitães estarão em Lagos no próximo dia 27 de abril para reconstituirem as cenas vividas há 50 anos.

Foi muito interessante e educativo e relembrou-nos a importância de defender a liberdade conquistada nesta data."



























Sem comentários:

Enviar um comentário