27 de junho de 2023

Filosofia para crianças

 

Duas turmas participam neste projeto, a turma 7 e a turma 9, sendo que, em ambas, o projeto teve início no 1º ano. Trata-se, portanto, de um trabalho de continuidade.

As sessões são realizadas com um grupo de 15 crianças, no máximo e dinamizadas com recurso ao diálogo socrático, ao debate, à argumentação e ao trabalho cooperativo em comunidade de investigação. Estes processos são construídos pela facilitadora e pelas crianças, a partir da leitura de contos, do visionamento de pequenos filmes ou da proposta de exercícios-problema para resolver.

A implementação do projeto contou com a parceria da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP) e do Centro de Formação da APEFP, cujo programa adotamos. O nosso objetivo é proporcionar experiências de diálogo, reflexão e debate que permitam às crianças aprender a pensar, o que implica aprender a dialogar e a fazer perguntas; aprender a raciocinar logicamente; aprender a desenvolver o pensamento criativo e crítico; aprender a escutar e a cooperar. Temos a convicção de que, nestas sessões, as crianças desenvolvem inúmeras competências, nomeadamente: a escuta ativa; a formulação de perguntas pertinentes; a verbalização coerente dos seus pontos de vista; o reconhecimento do valor das ideias, das suas e das dos outros; a consciência do seu próprio pensamento, a consideração várias perspetivas; a autonomia do pensar; o desenvolvimento de uma consciência ética; o saber ajuizar; a capacidade de se autocorrigir; a cooperação e o respeito mútuo; a capacidade de explorar e construir conceitos. Também acreditamos que este projeto contribui para que as crianças aprendam a ler em profundidade, expandam o vocabulário e se enriqueçam com a diferença.

Nas sessões de Filosofia para Crianças não se ensinam pensamentos, respostas corretas ou conteúdos. Cria-se um espaço de liberdade onde as crianças são convidadas a formular perguntas, a elaborar possíveis respostas para as perguntas que formularam e a confrontar as suas hipóteses com as dos colegas. Tudo isto é feito em comunidade de investigação, o caminho é construído pelas crianças com a orientação das facilitadoras, a quem não compete julgar as teorias apresentadas, mas assinalar divergências, contradições, realizar sínteses para ajudar as crianças a estruturar e a elaborar o seu pensamento.  

Este ano letivo (2022/2023) foi desenvolvido, na turma do 4º ano e em colaboração com a professora titular de turma, um projeto de escrita criativa: a criação de um conto filosófico. O conto foi escrito em grupo, nas sessões de FPC, com o apoio da facilitadora e da professora titular de turma. As crianças trabalharam em grupo, ao longo do 3º período, num processo concretizado em diferentes etapas:

1.      Colorir, em grupo, um mocho que poderia ser uma das personagens da história. As crianças tiveram que encontrar uma técnica para colorir o mocho que permitisse a participação de todos os elementos do grupo, assim como tiveram que chegar a um acordo sobre o nome a atribuir ao mocho, o qual passou a ser a designação do grupo. Esta atividade teve como objetivo reforçar a união e o espírito colaborativo no seio de cada grupo de trabalho.

2.      Escolha do tema-problema por parte de cada grupo.

3.      Organização de ideias para a escrita do conto: identificação do tema, do tempo, do espaço, das personagens e do narrador (participante ou não participante.

4.      Escrita da introdução, respondendo às questões “quem?” “quando?” “onde?” e “o quê?”.

5.      Escrita do desenvolvimento, respondendo às questões “como?” e “porquê?”.

6.      Escrita da conclusão, apresentando a resolução dos problemas e o desfecho da história.

7.      Reescrita do conto em formato digital, por parte de cada grupo.

8.      Ilustração do conto.

9.      Criação de um livro digital com todos os contos e respetivas ilustrações.

Ao longo do processo, promoveram-se momentos de partilha em que os grupos leram o que estavam a escrever à turma e se foi discutindo se era necessário acrescentar informações ou se as perguntas principais estavam a ser respondidas. As crianças envolveram-se no projeto com muito entusiasmo, empenho e dedicação.

Cada grupo apresentou o seu conto aos encarregados de educação e à turma do 3º ano, que também participa no projeto de FPC. Estes momentos de partilha e apresentação “pública” da obra são muito importantes porque reforçam a autoestima das crianças, são uma forma de elas verem o seu trabalho reconhecido e, para as crianças do 3º ano, funcionam como um incentivo e uma motivação adicional para que, no próximo ano letivo, sejam elas a criar os seus próprios contos.

As professoras Ana Ferreira e Fernanda Walters


Aqui fica o link para verem o livro que foi criado com as histórias:

https://www.calameo.com/read/00594917640dfb6e04c0e


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