Com o intuito de sensibilizar os nossos alunos para a necessidade de sermos + inclusivos, realizámos uma série de atividades para que sentissem o ambiente que os rodeia de uma forma diferente.
Experimentaram andar de cadeira de rodas, contornaram obstáculos e jogaram goolball de olhos vendados e receberam pessoas muito especiais!
As turmas do 4.º ano, receberam a Ana Margarida, o Miguel e a Luísa, utentes da NECI (Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso), acompanhados pela D. Manuela, que é a sua monitora. Em conjunto, fizeram marcadores de livros muito giros.
Recebemos ainda a D. Dina Neto e a D. Glória Tomé, ambas funcionárias do Balcão de Inclusão da Câmara Municipal de Lagos.
A D. Dina perdeu a visão há quatro anos, por isso teve que aprender a fazer tudo sem ver e tem conseguido fazê-lo sempre com muita determinação e positivismo.
A D. Glória veio acompanhá-la porque, além de ser sua colega, é o seu "ombro amigo".
A D. Dina explicou-nos como é o seu dia-a-dia e quais os instrumentos que utiliza para trabalhar, para comunicar e para se deslocar.
Apresentou-nos a Siri, a sua assistente virtual, que a ajuda muito porque lhe diz as informações de que precisa.
Explicou-nos como se utiliza a pauta de escrita a negro e o código braille.
A D. Dina diz que a visão nos distrai muito e que, sem ela, conhecemos melhor as pessoas. Da nossa parte, podemos dizer que adorámos recebê-la e conhecê-la! Foi uma fonte de inspiração para todos nós!
Obrigada, D. Dina, por nos mostrar que somos todos diferentes, mas temos todos os mesmos direitos e a mesma capacidade de fazer coisas incríveis e extraordinárias! Basta acreditar e lutar!
Ficam aqui algumas mensagens para que a D. Dina possa ouvir.
Deixamos um agradecimento muito especial à NECI, à D. Dina e à D. Glória pela generosa colaboração.
No próximo ano faremos outras atividades por isso, se não for antes, cá nos veremos.
😉
Sem comentários:
Enviar um comentário