26 de junho de 2022

Visita ao Vale da Lama - Turma 5

A euforia era enorme... Tinha, finalmente, chegado o dia da nossa Visita de Estudo à Quinta do Vale da Lama, em Odiáxere.

A chuva acompanhou-nos na chegada à Quinta, mas não nos impediu de usufruir de momentos fantásticos em contacto com a Natureza.

Iniciámos o dia com atividades de grupo e de cooperação, que nos ajudaram a perceber que a união entre todos os elementos da turma nos ajuda a alcançarmos mais facilmente os objetivos.




Terminadas as dinâmicas de grupo, chegou a hora de conhecer a Quinta, com os monitores Rachel, Sara e Ricardo. Formámos três equipas e com cada monitor ficamos a saber mais sobre a Quinta. 

O Ricardo levou - nos a fazer papel reciclado. 

Com a Rachel trabalhámos o barro, feito com água e com a terra da Quinta e com a Sara fomos Exploradores da Natureza. 





As atividades "Artes Sustentáveis" serviram para percebemos que podemos aproveitar os recursos locais e utilizar materiais recicláveis de forma a criar novos objetos, para minimizar o desperdício de recursos. 

A fome já apertava, por isso, fizemos uma pausa para o almoço. Houve muito tempo para brincarmos livremente: jogar futebol, voleibol, andar de baloiço, fazer escalada, baloiçar nas camas de rede,... 

Seguiu - se uma caminhada pela Quinta para descobrir alguns animais... Andámos à procura da cobra de água, que teimou em esconder-se nas pedras do lago, demos comida e fizemos festinhas aos burros, às galinhas e às ovelhas. Pelo caminho, fomos fazendo uma recolha de elementos da natureza com várias texturas, o que fez com que ficássemos mais atentos ao que nos rodeia. 











O cansaço já se fazia sentir, mas o nosso entusiasmo era tão grande, que queríamos ficar mais tempo na Quinta. 

No final, fizemos uma roda, para partilhar os momentos que achámos mais especiais para cada um de nós. Uns gostaram muito de mexer nas minhocas que estavam no composto, outros adoraram fazer uma escultura em barro e grande parte de nós até disse que gostou de tudo. 




Foi, sem dúvida, um dia maravilhoso em que aprendemos e nos divertimos muito ao ar livre. 

Turma 5

1 comentário:

  1. Muito gira a iniciativa. E os miúdos adoraram. Parabéns.

    ResponderEliminar