23 de outubro de 2021

Festival Em-Raiz-Art - TEL

Ao longo desta semana, decorreu o Festival Em-Raiz-Art, no lugar da Quinta Velha, no Cotifo. O festival foi promovido pelo Teatro Experimental de Lagos (TEL) e contou com a direção artística de Berna Huidobro.

Este festival de artes performativas visa vincular o desenvolvimento sustentável das cidades com a natureza, num cruzamento do universo urbano-rural através das artes. “Uma forma de Em-Raiz-Art com o nosso território, a partir de um olhar artístico que desperta o criador que está dentro de cada um de nós”. O festival oferece uma programação de foro artístico e ambiental que visa valorizar o património natural e cultural do nosso território através da fruição artística.

in Dossier para Escolas, Festival Em-Raiz-Art, 

2021, Teatro Experimental de Lagos


Cinco das turmas da nossa escola tiveram a oportunidade de ir ao festival. As turmas 7 e 8 foram no dia 21 e as turmas 3, 5 e 6 foram no dia 22.









O lugar da Quinta Velha é um espaço extremamente agradável, repleto de grandes sobreiros que o preenchem de frescas sombras. Este espaço foi a escolha perfeita para este evento!

A preocupação com o meio ambiente esteve sempre presente. Por exemplo, as casas de banho eram secas, ou seja, em vez de água, utilizamos serradura e folhas.

Os materiais escolhidos na decoração do espaço foram feitos a partir dos materiais naturais já existentes no local, o que tornou o espaço ainda mais mágico!

 





E, envolvidos por este ambiente harmonioso entre artistas, público e cenário, assistimos a três espetáculos e participamos em três ateliês experimentais. Foi uma combinação perfeita!

No espetáculo “Land Ahoy!” do Zaperoco Circus, da Venezuela, dois marinheiros alternaram comicidade com acrobacias. 

 










A Irina, a Matilde e o Gustavo foram convidados a participar!



Foram incríveis!

No espetáculo dos comediantes “Los Pepes”, do Chile, o humor aliou-se à perícia e à transmissão de uma mensagem importante: vamos preservar a natureza!

 






Mais uma vez, fomos convidados a participar. 

Desta vez, foi o momento do José e da Dumi brilharem! 


Mas não foram os únicos! As professoras também fizeram parte do espetáculo! 




A Companhia francesa Zinzoline, presenteou-nos com o espetáculo “Leitor, tens um corpo?” do mimo e mágico Phillipe Pheneux, que nos fez viajar com personagens de livros fantásticos, através da mistura do teatro físico e da magia.






No final do espetáculo, pudemos conversar um pouco com o artista e até aprendemos alguns “truques”!

 


Além dos espetáculos, também realizamos três oficinas, onde experimentamos e aprendemos imenso!

Com a Escola de Circo Vagamundo, pudemos experimentar o trapézio com a ajuda do Leo...








 Experimentamos acrobacia aérea com a Jessica...



Bincamos com arcos...

E ainda testamos o nosso equilíbrio de diversas formas, com a colaboração de algumas alunas do circo e com o apoio dos nossos colegas.









Na oficina de Regeneração e Permacultura, com a Carla e a Sara, aprendemos imenso! 

Fomos convidados a observar e ouvir com atenção o que nos rodeia, para sentir e compreender melhor a natureza. 







Aprendemos sobre a importância da sombra, das folhas ou da palha para manter a terra mais húmida e portanto mais fértil. 





Vimos uma colmeia construída com cortiça. 

Aprendemos muito sobre os gaios e percebemos de que forma eles, assim como outros animais, contribuem para a fertilização da terra e disseminação de plantas. Os gaios gostam muito de bolotas e escondem-nas na terra para as armazenarem para o inverno. Muitas destas bolotas vão dar origem a novas plantas.

Compreendemos a importância de retirarmos da natureza apenas o que dela precisamos, por isso deixamos as bolotas que tínhamos apanhado onde elas pertencem e fazem falta: na natureza. 

 

E assim também ajudamos os gaios!


Na oficina “Meu amigo cavalo”, promovido pela Algarve Horse Alarm, aprendemos sobre o comportamento dos cavalos e a forma como eles comunicam. Pudemos interagir com eles e acarinha-los. Aprendemos a montá-los e a respeitá-los.





No final do dia, despedimo-nos de todas as pessoas envolvidas na organização, produção e dinamização do evento. O local escolhido foi em roda da árvore mãe, uma vez que foi ela que deu origem a todos os sobreiros existentes na Quinta.



Foi um dia inesquecível!

Agradecemos ao Teatro Experimental de Lagos, à Berna Huidobro, aos artistas de diversos países e aos voluntários pelo dia memorável que nos proporcionaram e pela felicidade que nos trouxeram. Parabéns pela extraordinária organização, dinâmica e atenção ao longo de todo o dia.

A vossa missão de valorizar as artes e a cultura, associando-as às questões ecológicas e de cidadania, foi cumprida com nível de excelência!




 

13 comentários:

  1. A arte no contexto da natureza proporcionou aos alunos momentos inesquecíveis, tão importantes num período tão conturbado como aquele que ainda estamos a viver.
    Parabéns aos alunos, artistas e professores pelo fabuloso dia que proporcionaram!

    ResponderEliminar
  2. Foi um dia muito divertido. Havia espetáculos muito criativos, originais e com muitas palhaçadas. As casas de banhos eram estranhas, mas tinham um conceito muito ecológico. Todo o espaço estava muito bem organizado e com vários espaços de aprendizagem. Turma 6

    ResponderEliminar
  3. Gostei do espetáculo em que a Matilde participou. Maria t6

    ResponderEliminar
  4. O espetáculo que eu mais gostei foi o do mimo. Bruno t6

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei muito dos panos para subir. Liana t6

    ResponderEliminar
  6. Eu gostei do espetáculo em que a professora Vera participou. Mariana t6

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei de todos, mas o espetáculo que eu mais gostei foi o do mimo. Daniel t6

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do trapézio. Gonçalo t6

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito quando a Matilde ficou lá em cima, na atividade dos marinheiros. Gustavo t6

    ResponderEliminar
  10. Gostei de me terem sentado numa cadeira e de me teremos elevado muito alto. Matilde t6

    ResponderEliminar
  11. Gostei do senhor que tocava clarinete. Xavier t6

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito de fazer as atividades do circo livre. Lia t6

    ResponderEliminar
  13. Gostei do mimo. Pedro t6

    ResponderEliminar