13 de julho de 2021

Encerramento das atividades letivas 2020/2021

 No passado dia 8 encerramos as atividades letivas deste ano 2020/2021.

Foi um ano difícil mas, ainda assim, repleto de aprendizagens, vivências, histórias para contar e memórias para guardar.

Foi mais um ano em que fortalecemos laços, aprendemos e crescemos juntos.

Em conjunto, encontramos formas de adaptarmos as atividades e os projetos à nova realidade e continuamos a trabalhar com o intuito de formar cidadãos responsáveis, autónomos, ativos, com espírito solidário e com sentido crítico, procurando ainda fortalecer o espírito de equipa e a identidade da escola.

Tudo isto só foi possível com o empenho e colaboração de toda a comunidade educativa: direção do Agrupamento, professores, assistentes operacionais, pais, técnicas do GAAF, psicólogas e terapeutas, que acompanharam diariamente os nossos alunos, ajudando-os a crescer academicamente, socialmente e emocionalmente.

Também fizeram parte deste processo de ensino e aprendizagem todos os parceiros que, com o desenvolvimento de projetos e atividades muito enriquecedoras, contribuíram para alargar o horizonte no âmbito artístico, promoveram o desenvolvimento do conhecimento científico e que permitiram o primeiro contacto com alguns desportos, promovendo hábitos saudáveis. Agradecemos, assim, à Associação CasaBranca, ao Centro de Ciência Viva, ao Clube de Vela, ao Lagos Surf Clube e ao Andebol Clube Costa Doiro.

Apesar das restrições, foi notável o esforço dos alunos em cumprir as regras estabelecidas. Adaptaram-se às novas rotinas, aceitaram as limitações dos espaços de recreio e, embora com mais dificuldade, aceitaram a falta de contacto com os colegas de outras turmas e habituaram-se à ausência dos seus brinquedos, mas reinventaram-se e acabaram por criar novas brincadeiras.  

Os adultos, por sua vez, tudo fizeram para que a ligação com os alunos se mantivesse e que os laços não se perdessem, apesar do distanciamento forçado, e da máscara que cansa a voz e oculta o sorriso. Felizmente para todos, os olhos são o “espelho da alma”.

E no passado dia 8, foi nos olhos de todos que vimos as emoções que se sentiram no momento da despedida.

Sim, foi um dia de grandes emoções, como é habitual no último dia do ano!

Nesse dia, todos os alunos levavam às costas uma “mochila” cheia de conhecimentos, de experiências e de histórias para contar.

Os alunos do 4.º ano levavam ainda no peito amizades que vão perdurar e as emoções da despedida e do alcançar de um novo ciclo.

Para eles, fica o desejo de que sejam felizes na nova escola e que continuem a encher a “mochila” com novos amigos, novas aprendizagens, novas e boas aventuras.

Para quem os acompanhou ao longo desta viagem, fica a saudade, mas fica também a felicidade de os ter acompanhado, de os ter visto crescer e poder fazer parte das suas vidas.

Para todos os alunos que ficam, até breve! Em setembro, cá estaremos para vos receber novamente de braços abertos e com sorrisos rasgados.

Para todos os alunos, é a altura de vos desejar “boas férias”. São bem merecidas! 

Descansem e brinquem muuuuuuuito! Aproveitem cada momento e divirtam-se ao máximo!


A coordenadora Marta Zilhão

3 comentários:

  1. Este dia irá ficar para sempre na minha memória!
    Obrigada à coordenadora, aos meus alunos e aos pais/encarregados de educação por terem tornado este dia inesquecível e tão especial!

    Cesarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero agradecer a você professora Cesarina pelo carinho e atenção com minha filha Daniela Santos,desejo o melhor para si 😍😍😍😍 também quero agradecer a todas funcionárias da escola pelo carinho e a atenção com minha Daniela meu muito obrigada vocês ficaram sempre em meu coração 😊😊😊😊

      Eliminar
  2. Uma despedida muito marcante... Finalizamos uma etapa de 4 anos, e dela levamos as melhores memórias, o carinho e a dedicação, os raspanetes que serviram para perceber o que estava mal e corrigir... lições para a vida.
    Foram 4 anos junto de uma família que guardamos no coração e queremos continuar a acompanhar.
    Uma escola-casa onde sabia que todos os dias entregava o meu filho a pessoas minhas, com toda a confiança.
    Foi com muito carinho que juntei os pais e com eles decidimos mimar quem das nossas riquezas cuidou e educou. Dentro dos possíveis foi uma despedida especial. Gostamos muito de vocês todos.
    Carla Monteiro e Francisco Monteiro

    ResponderEliminar