21 de maio de 2021

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

 


Hoje celebra-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. 

A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património da humanidade.

"Alicerçada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, esta data procura afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre os povos, a coesão social, o diálogo e a cooperação no sentido da paz e de uma existência mais plena e harmoniosa.

O objetivo é cultivar a compreensão da riqueza da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união, permitindo-nos conhecer e apreciar o que devemos a outras culturas. Esta é uma oportunidade para promover a diversidade, suas contribuições, sua singularidade, complementaridade e solidariedade. Salvaguarda, assim, o imperativo concreto e ético, inseparável, do respeito pela dignidade humana e visa aprofundar reflexões sobre os valores da diversidade cultural a fim de aprendermos a viver juntos."

in: https://www.dge.mec.pt/noticias/dia-mundial-da-diversidade-cultural-para-o-dialogo-e-o-desenvolvimento


Na nossa escola, temos andado a preparar a Semana das Culturas e das Artes, que se iniciará na próxima segunda-feira e que visa, precisamente, valorizar a diversidade cultural, também através das artes. 






Por agora, deixamos um vídeo, sugerido pela professora Isabel Rocha, sobre valores e cultura, a diversidade e o diálogo de culturas.








Sem comentários:

Enviar um comentário