15 de março de 2020

Início da mudança

Agora que o nosso dia-a-dia mudou por uns tempos, o melhor é adaptarmo-nos a esta mudança para nos reinventarmos.

Podemos transformar a nossa casa no nosso mundo, onde podemos viajar sem sair do lugar. Onde podemos fantasiar, dar asas à nossa imaginação e à nossa criatividade.


Podemos aproveitar este tempo em família para conversar, brincar, dançar, desenhar, pintar, estudar, ler, escrever, contar histórias, partilhar tarefas domésticas, tirar fotografias, ver filmes, ver as estrelas, inventar, criar... aprender. Esta vai ser uma enorme aprendizagem para todos nós!

É importante adaptarmos também as nossas rotinas, mantendo algumas e criando outras.

Para isso, podemos começar por criar um calendário semanal, onde definimos o que vamos fazer em cada um dos dias.

Fica aqui um exemplo de como fazer agenda semanal.


No final do dia, podemos escrever um diário. Quando voltarmos à escola, conseguiremos recordar melhor, e partilhar uns com os outros, o que foi mais importante ou marcante.

Aproveitemos o nosso blogue para estarmos mais perto da nossa escola, partilhando algumas sugestões de atividades, sítios interessantes, vídeos…

Como já sabem, podem fazer comentários às publicações. Também podem propor atividades aos vossos colegas e aos pais, ou mostrar atividades interessantes e divertidas que vão fazendo em família. Enviem aos vossos professores e também as poderemos partilhar aqui.

Aproveitemos o tempo em família para partilharmos as nossas emoções e fortalecermos os laços afetivos, para aprendermos a ser mais pacientes e mais compreensivos. Vamos mesmo precisar de muita calma e paciência... Mas vamos crescer tanto com as aprendizagens que vamos fazer ao longo desta experiência!

Quanto mais afastados estivermos agora, mais cedo nos voltaremos a abraçar!

Embora afastados, continuamos juntos.

Bora lá!



2 comentários:

  1. Vivemos uma etapa inédita não só para as nossas crianças, mas também para nós que nunca vivemos um período tão complicado e difícil. Tempos que manter muita calma, precaução e criatividade. Se todos nós adotarmos atitudes conscientes, responsáveis e criativas, daremos o exemplo aos mais novos e o problema ficará resolvido mais rapidamente!
    A informação e as ideias estão lançadas. Ah que seguir as recomendações. Helena Marreiros

    ResponderEliminar