1 de novembro de 2019

Festival Verão Azul: «Anti-princesas» e «Por esse mundo fora»


O Festival Verão Azul, que decorreu em Lagos, Loulé, Quarteira e Faro, terminou no dia 2 de novembro.


 Além de espetáculos para adultos, também pudemos assistir a espetáculos para crianças. 

Este ano o festival trouxe até Lagos dois espetáculos para crianças: «Anti-princesas - Clarisse Lispectos» e «Por esse mundo fora».

No dia 30 de outubro, a turma 1 foi assistir ao primeiro e, no dia 31, as turmas 4, 7 e 8 assistiram ao segundo.

O espetáculo «Anti-princesas», de Cláudia Gaiolas, apresenta a vida e a obra de Clarisse Lispector, que foi uma escritora e jornalista com grande destaque no Brasil.  Clarisse não era princesa, não usava coroa, nem vivia num castelo, mas foi uma mulher extraordinária pelo que escreveu e pelo que disse! 

Clarisse gostava muito de crianças e de jardins, por isso este espetáculo teve lugar no parque da cidade.


«Por esse mundo fora», de Márcia Lança e Nuno Lucas, é um espetáculo silencioso e cheio de humor. 
Márcia e Lucas acordam num lugar cheio de caixas de cartão e, curiosos para descobrir o que encontram lá dentro, vão abrindo-as uma a uma e dão-lhes «vida», transformando-as em tudo aquilo que a imaginação quer.










O festival internacional de artes Verão Azul é produzido pela Associação Cultural casaBranca e esta foi a  9.ª edição.

Este ano, o Festival cruzou-se com o projeto Gymansium, um projeto de intervenção pedagógica e artística, desenvolvido pela casaBranca, nas escolas de Lagos, desde há quatro anos. 

No âmbito do projeto Gymnasium, os alunos da turma 8 desenvolveram, no passado ano letivo, uma oficina com o coreógrafo e performer Gustavo Ciríaco e com a cenógrafa Sara Marques. Durante o ateliê, artistas e alunos foram descobrindo e criando pistas e cenários imaginários, através de diversas técnicas: desenho, jogos de dança, de teatro e de sombra.









Algumas dessas paisagens imaginárias foram utilizadas no espetáculo de Gustavo Ciríaco «Entre Cães e Lobos», que foi apresentado em Loulé, no passado dia 25 de outubro.



Fotografia: Filipe Farinha / Stills

Fotografia: Filipe Farinha / Stills
Fotografia: Filipe Farinha / Stills

Fotografia: Filipe Farinha / Stills


Este ano, a turma 8 vai realizar outro ateliê com outra artista. Desta vez será um ateliê de dança com a coreógrafa Maria Ramos. Vai ser mais uma experiência muito enriquecedora, também!

Obrigada, casaBranca por contribuir para a formação artística e cultural das crianças, quer através dos espetáculos que lhes apresentam, quer através de ateliês com artistas tão bons, diversificados, contemporâneos e «fora da caixa»  que lhes proporcionam! Têm feito um excelente trabalho a «inventar e (des)construir ideias e conceitos», para que cada criança desenvolva a sua «capacidade de escolher e pensar de acordo com a sua verdadeira subjectividade». Parabéns!

Para conhecer um pouco mais o projeto Gymnasium: https://www.casabranca-ac.com/projectos/gymnasium/

Para conhecer melhor a associação casaBranca: https://www.casabranca-ac.com/





1 comentário:

  1. O espetáculo "Por esse Mundo Fora" é de uma qualidade muito acima da média.
    Quanto ao trabalho da "Casa Branca", considero-o notável, constituindo um exemplo de "boas práticas" e de parceria ativa promotora de sucesso e qualidade educativa.

    ResponderEliminar