25 de novembro de 2024

Academia de Formação do Sporting do Algarve

No dia 22 de novembro, a Academia de Formação do Sporting do Algarve, veio à nossa escola, realizar uma sessão sobre os Direitos da Criança com as turmas 3 e 4, no âmbito do Dia Internacional dos Direitos da Criança que se assinala a 20 de novembro.

A atividade foi dividida em duas partes. Primeiro, na sala assistimos a uma apresentação sobre os Direitos da Criança, nomeadamente direito à saúde, educação, brincar e ao lazer e depois realizámos um treino e um jogo de futebol no recreio.

 



O nosso colega Bernardo Novais, da turma 6, é atleta da Academia de Formação do Sporting do Algarve e ele esteve presente nesta atividade para nos ajudar a saber mais sobre os Direitos da Criança.

 

No final, a Academia ofereceu um conjunto de materiais desportivos de várias modalidades.

Gostámos muito desta atividade! 

21 de novembro de 2024

Semana da Ciência

 O Dia Mundial da Ciência celebra-se no dia 24 de novembro.

Na nossa escola, a Semana da Ciência, intitulada "As energias que nos renovam", começou hoje e irá decorrer até ao dia 29. Este ano a temática é sobre as energias renováveis.

Hoje e amanhã os nossos alunos têm a possibilidade de realizar experiências com três monitores do Centro de Ciência Viva, que mais uma vez se disponibilizaram para colaborar connosco. 

Falaram sobre o efeito de estufa e o aquecimento global, as energias renováveis (solar e eólica), as cidades sustentáveis, o consumo excessivo, entre outros.







Na próxima semana haverá mais novidades!!!

Estendal dos Direitos

 

A 35.ª Convenção dos Direitos das Crianças assinalou-se no dia 20 de novembro.

A CPCJ propôs às escolas que criassem um estendal dos direitos, como forma de sensibilizar a comunidade para a problemática da proteção às crianças e promoção dos seus direitos.

O nosso ficou assim...



















Dia do Pijama

O Dia do Pijama celebra-se no dia 20 de novembro, dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Este dia tem como principal objetivo relembrar os direitos das crianças, nomeadamente que "uma criança tem direito a crescer numa família".

É sempre um dia super especial e diferente na escola, uma vez que toda a comunidade escolar vem de pijama! Alguns trazem ainda o seu peluche preferido, a almofada, uma manta...


É um dia especialmente dedicado à promoção da solidariedade, uma vez que, além das atividades que são realizadas na escola, as famílias são convidadas a ajudar outras crianças, através de donativos que são colocados numa casinha de cartão. Este ano, as famílias conseguiram doar 379,23€!!!

É uma forma divertida de lembramos que "uma criança deve viver num ambiente familiar, num ambiente de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos". 



Magusto

 Como é habitual, no dia 11 de novembro celebramos o magusto na nossa escola. Comemos castanhas e convivemos uns com os outros.

Mais uma vez, o sol voltou a brilhar, o que parece comprovar o ditado popular "Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho." 





"Quentinhas e boas!"

Coreografia em Sala de Aula - Festival Pedra Dura

 O Festival de Dança Pedra Dura decorreu em Lagos, entre os dias 7 e 16 de novembro.

As turmas 2 e 6 assistiram ao espetáculo L´Après-Midi d´un Foehn - Versão 1 de Phia Ménard , no Centro Cultural de Lagos.

As turmas 6 e 8 tiveram o privilégio de receber, nas suas salas de aula, o espetáculo Coreografia em Sala de Aula, que é uma co-produção entre casaBranca/Projeto Gymnasium e CAMA/Festival Pedra Dura.

Querem saber a opinião dos alunos da turma 8? 

Então leiam o texto que eles escreveram:


Festival Pedra Dura!!!

No dia 8 de Novembro de 2024,nós, turma 8,recebemos,na nossa sala o festival Pedra Dura, com o projecto «Coreografia em sala de aula».

Conhecemos o bailarino Adriano, que já estava na nossa sala de aula. Ele e outros elementos da organização do festival já tinham alterado, completamente, a nossa sala. Ficamos muito surpreendidos.

Sentámo-nos e assistimos a um espectáculo fantástico, mas um pouco estranho. O Adriano dançou, desenhou, fez língua gestual e utilizou sons, para nos fazer viajar pelo mundo das emoções de quem não consegue ouvir e/ou falar. Percebemos que podemos comunicar de diversas formas e que se nos quisermos compreender, há sempre maneira de tornar o entendimento possível.

João o coreógrafo responsável por este projecto deu-nos mais informação. Tais como terem iniciado os estudos para este projecto, no ano de 2020. Também nos contou que os nomes em língua gestual são atribuídos de acordo com as nossas expressões faciais e com o nosso nome.

Todos nós gostámos desta actividade e gostaríamos de receber outra visita, com novas apresentações.

Turma 8