28 de outubro de 2022

À Descoberta de Lagos - O nosso bairro


Ao longo da semana À Descoberta de Lagos, os alunos conheceram um pouco melhor a história da cidade de Lagos.


Com o historiador Artur de Jesus, todas as turmas exploraram alguns factos da História de Lagos e visitaram a zona envolvente à nossa escola, para conhecer alguns aspetos do seu passado e reconhecer a importância de um dos primeiros bairros que surgiu fora das muralhas, depois do terramoto de 1755, e no qual a escola se insere: o Bairro Operário.













Foi uma excelente viagem no tempo!

A escola agradece a colaboração da Fototeca de Lagos e da CML, em particular ao historiador Artur de Jesus pela generosa colaboração.

   

27 de outubro de 2022

Exposição fotográfica "O nosso bairro"

Está a decorrer a exposição "O nosso bairro", no âmbito das atividades desenvolvidas durante a semana À Descoberta de Lagos. 

A exposição estará patente até ao dia 4 de novembro e é aberta à comunidade. Venham visitá-la!



24 de outubro de 2022

À descoberta de Lagos - O nosso bairro

Começamos hoje a semana temática À Descoberta de Lagos - O nosso bairro.

Mais um ano letivo, mais uma semana dedicada à descoberta de Lagos, dos seus segredos, da sua história (e histórias) e das suas gentes.

Este ano escolhemos como “personagem principal”, à volta da qual toda a semana vai girar , o Bairro Operário, o seu passado, os seus locais e motivos de interesse e, acima de tudo, a sua importância na vida da nossa cidade e da escola que no seu seio acolhe.

Quase todo o lacobrigense tem algo que o prende a este aglomerado habitacional, seja através das suas vivências pessoais ou familiares, seja através de um certo fascínio que o mesmo exerce, não fosse ele, uma das primeiras unidades de habitação (bairros) construída fora da segurança amuralhada da urbe.

Começada a sua edificação em 1946 e inaugurado em 1958, veio substituir o bairro da lata que no local existia, conferindo dignidade social e melhores condições de vida a um conjunto numeroso  de famílias trabalhadoras que nesse bairro da lata habitavam.

Desde então, muita mais gente o habitou. Muitas histórias de finais felizes e outras nem tanto.

Mas de uma coisa temos a certeza:  quem, seja de que forma for, com o Bairro contacta, não lhe consegue ficar indiferente, porque não nos é indiferente o que tem vida própria e personalidade marcante… E o nosso bairro é assim!


A equipa dinamizadora

Professores Marta Zilhão, Milene Francisco e Rui Castro