Este ano, a turma do 8.º J e o professor Pedro louro, vieram à nossa escola para implementar, com as turmas do 4.º ano, um projeto inovador e ambientalmente consciente relacionado com a vermicompostagem, destinado a promover práticas sustentáveis e educação ecológica.
Este projeto, para além de fomentar a cooperação entre diferentes ciclos de ensino, teve como principais objetivos a valorização dos resíduos orgânicos, a redução do desperdício alimentar e a formação de hábitos ecológicos.
A vermicompostagem é um processo natural de decomposição de resíduos orgânicos com a ajuda de minhocas, que transforma restos de alimentos em húmus rico em nutrientes.
Os principais objetivos deste processo são:
- Reduzir a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterros;
- Produzir adubo natural de alta qualidade, que pode ser utilizado na agricultura e em hortas escolares;
- Promover a educação ambiental e a participação ativa dos alunos na proteção do meio ambiente.
O trabalho foi desenvolvido em três fases principais:
- Numa primeira etapa, os alunos do 8.º ano realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre a vermicompostagem, aprofundando os seus conhecimentos sobre o tema.
- Seguiu-se a construção de vermicompostores, recorrendo a baldes reutilizados, promovendo assim a reutilização de materiais.
- Por fim, procedeu-se à implementação do projeto com as turmas do 4.º ano, onde os alunos explicaram o funcionamento dos vermicompostores e sensibilizaram os mais novos para a importância da compostagem na preservação do ambiente.
A construção e implementação de vermicompostores em contexto escolar revelou-se uma experiência extremamente rica do ponto de vista educacional e ambiental. Para além de promover aprendizagens significativas sobre sustentabilidade e ecologia, o projeto incentivou o trabalho colaborativo, o espírito de entreajuda e o envolvimento da comunidade escolar.
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