Ver para Querer é um projeto promovido pelo Centro de Ciência Viva de Lagos e que é financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants Portugal e com a DGPM (Direção Geral de Política do Mar como operador do Programa).
O projeto está a ser desenvolvido junto da comunidade escolar, sendo a nossa escola sua parceira. Envolve ainda a comunidade científica, o setor empresarial do mar, o município e os profissionais da economia do mar.
Entre outros objetivos, visa promover a
Literacia do Oceano e estimular o envolvimento dos alunos nos temas do
Mar, de forma a promover uma cultura de respeito pelo Oceano e impulsionar a
construção de uma sociedade mais azul.
Com o Ver para Querer, encaramos o Mar de três perspetivas diferentes:
"O Mar como recurso"; "O Mar como lazer/entretenimento" e "O Mar como património/memória".
No âmbito do "Mar como recurso", os nossos alunos desenvolveram as seguintes rubricas:
Os Cientistas Respondem
Fez-se a captação de áudios em que os alunos das turmas 2, 6 e 7 fizeram questões sobre o Mar e que, à posteriori, serão respondidas por cientistas.
Os Miúdos Respondem
Nesta rubrica, os alunos da turma 7 tiveram, no segundo período, um trabalho de casa especial. Tinham que trazer para a escola uma pergunta sobre o oceano, que os pais/familiares gostassem de ver respondida.
Com muito trabalho de investigação e algum na área das artes plásticas, os alunos desenvolveram 4 vídeos diferentes em que responderam aos adultos as perguntas que estes fizeram:
- Quantos litros de água tem o Oceano?
- Como é que os cachalotes aguentam a pressão quando mergulham?
- Qual a diferença entre Mar e Oceano? E porque se chamam assim?
- Qual dos Oceanos é o mais profundo?
Vendo "O Mar como património/memória", o projeto Ver para Querer proporcionou encontros entre familiares dos alunos, pertencentes a gerações mais antigas, cujas vidas estiveram intimamente ligadas ao mar.
Nestes Encontros Intergeracionais, realizados com as turmas 1, 4 e 6, recebemos o sr. Arménio Francisco, avô do Santiago da turma 1, que trabalhou como Mestre Costeiro de Pesca durante toda a vida, e o sr. Nuno Neto, pescador e mariscador. Com eles, houve partilha de conhecimento empírico, associado às experiências de ambos com o mar.
Os alunos destas turmas conduziram entrevistas a estes profissionais, que serão publicadas posteriormente.
Todas as atividades foram dinamizadas em estreita colaboração com a professora Inês Ferreira Guedes, do Centro de Ciência Viva de Lagos.
No próximo ano, iremos dar continuidade a este projeto, para aprendermos mais sobre os oceanos!
Para conhecerem melhor este projeto, basta visitar a página do Centro de Ciência Viva de Lagos, https://lagos.cienciaviva.pt/ ou aceder diretamente, através da ligação: https://lagos.cienciaviva.pt/3814/ver-para-querer
Cliquem nas imagens para acederem às informações e aos vídeos.
Sem comentários:
Enviar um comentário